Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MODELAGEM MATEMÁTICA E PORCENTAGEM: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PAPEL FUNDAMENTAL NO ENSINO

Palavra-chaves: ESTUDO DE AULA, ENSINO DE PORCENTAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Comunicação Oral (CO) GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85285
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA E PORCENTAGEM: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PAPEL FUNDAMENTAL NO ENSINO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ENSINAR O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM, FEITO A PARTIR DE UM ESTUDO DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, ONDE O OBJETIVO FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS DA 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUZA,  ENVOLVENDO A MODELAGEM COM INTUITO DE FAZER A CORRELAÇÃO DE PORCENTAGENS NO DIA A DIA COM A MATEMÁTICA ESTUDADA DENTRO DA SALA DE AULA, PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES EM ENTENDER O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA DE ENSINO PARA  FAZER ESSAS CORRELAÇÕES. ESSA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA  RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTE RELATO TAMBÉM TRAZ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO REALIZAR ESSA PESQUISA DE CAMPO EM RELAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DA COVID-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE AULA, ENSINO DE PORCENTAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID58_09032022212753.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA RAYANE BEZERRA NUNES DE FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissarbnf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85285
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA E PORCENTAGEM: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PAPEL FUNDAMENTAL NO ENSINO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ENSINAR O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM, FEITO A PARTIR DE UM ESTUDO DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, ONDE O OBJETIVO FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS DA 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUZA,  ENVOLVENDO A MODELAGEM COM INTUITO DE FAZER A CORRELAÇÃO DE PORCENTAGENS NO DIA A DIA COM A MATEMÁTICA ESTUDADA DENTRO DA SALA DE AULA, PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES EM ENTENDER O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA DE ENSINO PARA  FAZER ESSAS CORRELAÇÕES. ESSA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA  RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTE RELATO TAMBÉM TRAZ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO REALIZAR ESSA PESQUISA DE CAMPO EM RELAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DA COVID-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE AULA, ENSINO DE PORCENTAGEM, MODELAGEM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID58_09032022212753.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA RAYANE BEZERRA NUNES DE FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissarbnf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ENSINAR O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM, FEITO A PARTIR DE UM ESTUDO DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, ONDE O OBJETIVO FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS DA 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUZA, ENVOLVENDO A MODELAGEM COM INTUITO DE FAZER A CORRELAÇÃO DE PORCENTAGENS NO DIA A DIA COM A MATEMÁTICA ESTUDADA DENTRO DA SALA DE AULA, PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES EM ENTENDER O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA DE ENSINO PARA FAZER ESSAS CORRELAÇÕES. ESSA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTE RELATO TAMBÉM TRAZ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO REALIZAR ESSA PESQUISA DE CAMPO EM RELAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DA COVID-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.