ANAIS de Evento
Revista ENID UEPB | ISSN: 2318-7379
VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB

Artigos: 229

A formação de professores, no país, recebe, desde 2009, as contribuições de Programas Institucionais da CAPES/DEB/MEC. Dentre tais programas, destacamos aqueles que atuam em nossa IES, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que recebeu, inicialmente, o PIBID e, mais recentemente, a Residência Pedagógica. A finalidade destes programas é valorizar o magistério nacional, a partir da inserção de licenciandos (as) no cotidiano das escolas públicas. E assim, a) contribuir para aprimorar a formação inicial, constituída pelos licenciandos (as) e a formação continuada, pelos professores (as) do ensino básico; b) desenvolver projetos institucionais de iniciação à docência; c) aproximar as IES das escolas de ensino básico; d) criar e/ou participar de experiências metodológicas inovadoras/tecnológicas/interdisciplinares; e) minimizar problemas de ensino-aprendizagem; f) transformar os professores das escolas de ensino básico, em co-formadores dos licenciandos. A edição atual, 2020-2022, finalizará suas atividades promovendo um Encontro de Iniciação à Docência (formato online). O evento reunirá todos os participantes dos dois programas, com o objetivo de apresentar a comunidade acadêmica/escolar, as ações desenvolvidas pelos bolsistas, nas escolas, ao longo dos 18 meses. O grande destaque, nesta edição, foi manter as ações formativas durante a pandemia, ou seja, encarar os desafios próprios do ensino remoto, a exemplo das incertezas didáticas, das desigualdades educacionais e desigualdades tecnológicas. Nesta perspectiva, convidamos bolsistas, comunidade acadêmica/escolar e demais interessados para participarem da oitava edição do Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba (ENID/UEPB).

Compartilhe:

Artigos | 229 artigos disponíveis.