Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE BIOLOGIA DURANTE AS AULAS REMOTAS

Palavra-chaves: WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, PANDEMIA, Comunicação Oral (CO) GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85205
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 241
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE BIOLOGIA  DURANTE AS AULAS REMOTAS"
    "resumo" => "A INTERNET ATUALMENTE É UMA FONTE MASSIVA E EFICIENTE DE INFORMAÇÕES, ONDE O ALUNO SE VÊ EM UM AMBIENTE EXTREMAMENTE RICO E ATRATIVO. PORÉM, DEVE DESENVOLVER HABILIDADES CAPAZES DE PONDERAR ENTRE AS DISTRAÇÕES DA REDE E A NECESSIDADE DE AGREGAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS. A METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NESTE ESTUDO, FOI DESENVOLVIDA POR DODGE E MARCH, 1995, A WEBQUEST, SENDO ESTA A GROSSO MODO DEFINIDA COMO UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO EXTREMAMENTE ESTRUTURADA E ORIENTADA, ONDE OS APRENDIZES DEVEM SE UTILIZAR DE RECURSOS ORIUNDOS DA INTERNET PARA FINDAREM A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA PREVIAMENTE PROPOSTA. DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO OCASIONADO PELA COVID-19, AO QUAL ESTAMOS VIVENCIANDO ATUALMENTE, A ESCOLA TEVE DE SE ADEQUAR AS NORMAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, PORTANTO, APLICANDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OU HÍBRIDO SEM QUE PERDÊSSEMOS O TEOR EDUCACIONAL E CIENTÍFICO, PARA TAL, ENXERGAMOS A WEBQUEST COMO UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE NOTÓRIA EFICIÊNCIA, OBJETIVAMOS CONDUZIR O ALUNO DE MANEIRA ORIENTADA AFIM DE CONSTRUIR E AMPLIAR CONHECIMENTOS POR MEIO DE SUA AUTONOMIA NA PRESENÇA DAS REDES, AO MESMO PASSO QUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REMETEM AO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL NO QUAL ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, APROXIMANDO-OS ASSIM DE SUA REALIDADE, DE MODO A PROMOVER DE FORMA SÚTIL O LETRAMENTO CIENTÍFICO, PROPOSTA ESSA DE SUMA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UM ALTO ENGAJAMENTO E MANEJO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS, POR OUTRO LADO, CONSEGUIMOS OBSERVAR A BAIXA DISPOSIÇÃO À LEITURA E A MÁ APRECIAÇÃO DO QUE É LIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID241_10032022144523.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍSIS CLEMENTINO"
    "autor_nome_curto" => "ÍSIS CLEMENTINO"
    "autor_email" => "isis.clementino@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85205
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 241
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE BIOLOGIA  DURANTE AS AULAS REMOTAS"
    "resumo" => "A INTERNET ATUALMENTE É UMA FONTE MASSIVA E EFICIENTE DE INFORMAÇÕES, ONDE O ALUNO SE VÊ EM UM AMBIENTE EXTREMAMENTE RICO E ATRATIVO. PORÉM, DEVE DESENVOLVER HABILIDADES CAPAZES DE PONDERAR ENTRE AS DISTRAÇÕES DA REDE E A NECESSIDADE DE AGREGAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS. A METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NESTE ESTUDO, FOI DESENVOLVIDA POR DODGE E MARCH, 1995, A WEBQUEST, SENDO ESTA A GROSSO MODO DEFINIDA COMO UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO EXTREMAMENTE ESTRUTURADA E ORIENTADA, ONDE OS APRENDIZES DEVEM SE UTILIZAR DE RECURSOS ORIUNDOS DA INTERNET PARA FINDAREM A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA PREVIAMENTE PROPOSTA. DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO OCASIONADO PELA COVID-19, AO QUAL ESTAMOS VIVENCIANDO ATUALMENTE, A ESCOLA TEVE DE SE ADEQUAR AS NORMAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, PORTANTO, APLICANDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OU HÍBRIDO SEM QUE PERDÊSSEMOS O TEOR EDUCACIONAL E CIENTÍFICO, PARA TAL, ENXERGAMOS A WEBQUEST COMO UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE NOTÓRIA EFICIÊNCIA, OBJETIVAMOS CONDUZIR O ALUNO DE MANEIRA ORIENTADA AFIM DE CONSTRUIR E AMPLIAR CONHECIMENTOS POR MEIO DE SUA AUTONOMIA NA PRESENÇA DAS REDES, AO MESMO PASSO QUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REMETEM AO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL NO QUAL ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, APROXIMANDO-OS ASSIM DE SUA REALIDADE, DE MODO A PROMOVER DE FORMA SÚTIL O LETRAMENTO CIENTÍFICO, PROPOSTA ESSA DE SUMA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UM ALTO ENGAJAMENTO E MANEJO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS, POR OUTRO LADO, CONSEGUIMOS OBSERVAR A BAIXA DISPOSIÇÃO À LEITURA E A MÁ APRECIAÇÃO DO QUE É LIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID241_10032022144523.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍSIS CLEMENTINO"
    "autor_nome_curto" => "ÍSIS CLEMENTINO"
    "autor_email" => "isis.clementino@aluno.uep"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

A INTERNET ATUALMENTE É UMA FONTE MASSIVA E EFICIENTE DE INFORMAÇÕES, ONDE O ALUNO SE VÊ EM UM AMBIENTE EXTREMAMENTE RICO E ATRATIVO. PORÉM, DEVE DESENVOLVER HABILIDADES CAPAZES DE PONDERAR ENTRE AS DISTRAÇÕES DA REDE E A NECESSIDADE DE AGREGAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS. A METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NESTE ESTUDO, FOI DESENVOLVIDA POR DODGE E MARCH, 1995, A WEBQUEST, SENDO ESTA A GROSSO MODO DEFINIDA COMO UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO EXTREMAMENTE ESTRUTURADA E ORIENTADA, ONDE OS APRENDIZES DEVEM SE UTILIZAR DE RECURSOS ORIUNDOS DA INTERNET PARA FINDAREM A RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA PREVIAMENTE PROPOSTA. DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO OCASIONADO PELA COVID-19, AO QUAL ESTAMOS VIVENCIANDO ATUALMENTE, A ESCOLA TEVE DE SE ADEQUAR AS NORMAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, PORTANTO, APLICANDO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL OU HÍBRIDO SEM QUE PERDÊSSEMOS O TEOR EDUCACIONAL E CIENTÍFICO, PARA TAL, ENXERGAMOS A WEBQUEST COMO UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE NOTÓRIA EFICIÊNCIA, OBJETIVAMOS CONDUZIR O ALUNO DE MANEIRA ORIENTADA AFIM DE CONSTRUIR E AMPLIAR CONHECIMENTOS POR MEIO DE SUA AUTONOMIA NA PRESENÇA DAS REDES, AO MESMO PASSO QUE AS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REMETEM AO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL NO QUAL ESTÃO INSERIDOS OS ALUNOS, APROXIMANDO-OS ASSIM DE SUA REALIDADE, DE MODO A PROMOVER DE FORMA SÚTIL O LETRAMENTO CIENTÍFICO, PROPOSTA ESSA DE SUMA IMPORTÂNCIA NA ATUALIDADE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UM ALTO ENGAJAMENTO E MANEJO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS, POR OUTRO LADO, CONSEGUIMOS OBSERVAR A BAIXA DISPOSIÇÃO À LEITURA E A MÁ APRECIAÇÃO DO QUE É LIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.