Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PORTFÓLIO: REGISTROS E EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PORTFÓLIO, ESTÁGIO, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8255
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "PORTFÓLIO: REGISTROS E EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este texto debate as contribuições do portfólio para os alunos do Estágio Supervisionado I na construção da sua prática docente. Partimos do desejo de socializar as experiências de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte – UERN/Campus Central através do portfólio como instrumento de registro dos aprendizados construídos no decorrer do estágio. O percurso metodológico foi composto por pesquisa bibliográfica dos autores que discutem sobre estágio como Pimenta e Lima (2008) e sobre portfólio, como Nascimento, Silva e Lima (2013) e Villas Boas (2004) e pela análise dos portfólios construídos por três alunas: Fernandes (2011), Santos (2012) e Soares Mota (2013) do Curso de Pedagogia, na disciplina de Estágio Supervisionado I desenvolvido na Educação Infantil. Percebemos no decorrer do estudo o reconhecimento do estágio como colaborador para a construção das práticas pedagógicas. Outro achado com esta pesquisa foi que a metodologia do portfólio possibilita relembrar as angústias, as práticas pedagógicas realizadas e às mudanças ocorridas no planejamento para se adequar as necessidades diárias das crianças. Desse modo entendemos que por meio da construção do portfólio o futuro pedagogo aprende a avaliar suas próprias práticas no intuito de rever seus conceitos e ações no decorrer do estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, ESTÁGIO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_22_04_47_idinscrito_222_3579c0c4f92a3ec9f49dc35c6089a4e7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WDÁLIA MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "WDÁLIA SOARES"
    "autor_email" => "wdalya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8255
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "PORTFÓLIO: REGISTROS E EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este texto debate as contribuições do portfólio para os alunos do Estágio Supervisionado I na construção da sua prática docente. Partimos do desejo de socializar as experiências de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte – UERN/Campus Central através do portfólio como instrumento de registro dos aprendizados construídos no decorrer do estágio. O percurso metodológico foi composto por pesquisa bibliográfica dos autores que discutem sobre estágio como Pimenta e Lima (2008) e sobre portfólio, como Nascimento, Silva e Lima (2013) e Villas Boas (2004) e pela análise dos portfólios construídos por três alunas: Fernandes (2011), Santos (2012) e Soares Mota (2013) do Curso de Pedagogia, na disciplina de Estágio Supervisionado I desenvolvido na Educação Infantil. Percebemos no decorrer do estudo o reconhecimento do estágio como colaborador para a construção das práticas pedagógicas. Outro achado com esta pesquisa foi que a metodologia do portfólio possibilita relembrar as angústias, as práticas pedagógicas realizadas e às mudanças ocorridas no planejamento para se adequar as necessidades diárias das crianças. Desse modo entendemos que por meio da construção do portfólio o futuro pedagogo aprende a avaliar suas próprias práticas no intuito de rever seus conceitos e ações no decorrer do estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, ESTÁGIO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_22_04_47_idinscrito_222_3579c0c4f92a3ec9f49dc35c6089a4e7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WDÁLIA MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "WDÁLIA SOARES"
    "autor_email" => "wdalya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este texto debate as contribuições do portfólio para os alunos do Estágio Supervisionado I na construção da sua prática docente. Partimos do desejo de socializar as experiências de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte – UERN/Campus Central através do portfólio como instrumento de registro dos aprendizados construídos no decorrer do estágio. O percurso metodológico foi composto por pesquisa bibliográfica dos autores que discutem sobre estágio como Pimenta e Lima (2008) e sobre portfólio, como Nascimento, Silva e Lima (2013) e Villas Boas (2004) e pela análise dos portfólios construídos por três alunas: Fernandes (2011), Santos (2012) e Soares Mota (2013) do Curso de Pedagogia, na disciplina de Estágio Supervisionado I desenvolvido na Educação Infantil. Percebemos no decorrer do estudo o reconhecimento do estágio como colaborador para a construção das práticas pedagógicas. Outro achado com esta pesquisa foi que a metodologia do portfólio possibilita relembrar as angústias, as práticas pedagógicas realizadas e às mudanças ocorridas no planejamento para se adequar as necessidades diárias das crianças. Desse modo entendemos que por meio da construção do portfólio o futuro pedagogo aprende a avaliar suas próprias práticas no intuito de rever seus conceitos e ações no decorrer do estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.