Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VERSUS LINGUAGEM IMAGÉTICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAR, LETRAR, IMAGENS Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8093
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 855
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VERSUS LINGUAGEM IMAGÉTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática de letramento e alfabetização através de imagens em uma Escola Municipal – Pré II em Patu/RN. Para tanto, iniciamos esta análise com observação de sala de aula, posteriormente realizamos planejamento do projeto interdisciplinar para aplicação na regência de classe. Realizamos também, uma entrevista com a professora colaboradora como forma de conhecermos se o seu fazer pedagógico está em consonância com sua fala. Para respaldar esta pesquisa subsidiamos de teóricos como: Amarilha (2009), Libâneo (1994), Fazenda (2008), dentre outros. Por fim, este trabalho parece ter servido de reflexão sobre a importância de se alfabetizar letrando, visto que ao realizarmos o projeto interdisciplinar percebemos o desenvolvimento significativo no processo ensino aprendizagem dos alunos, fato não presenciado na metodologia da professora em questão. Logo, a prática pedagógica da professora colaboradora precisa ser direcionada, isso posto, também por termos sentido uma certa lacuna na sua fala sobre o alfabetizar letrando através de imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAR, LETRAR, IMAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_47_54_idinscrito_855_5350682e7cde661c258b49b5fd452917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WENZEL CORTEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagugato@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8093
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 855
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VERSUS LINGUAGEM IMAGÉTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática de letramento e alfabetização através de imagens em uma Escola Municipal – Pré II em Patu/RN. Para tanto, iniciamos esta análise com observação de sala de aula, posteriormente realizamos planejamento do projeto interdisciplinar para aplicação na regência de classe. Realizamos também, uma entrevista com a professora colaboradora como forma de conhecermos se o seu fazer pedagógico está em consonância com sua fala. Para respaldar esta pesquisa subsidiamos de teóricos como: Amarilha (2009), Libâneo (1994), Fazenda (2008), dentre outros. Por fim, este trabalho parece ter servido de reflexão sobre a importância de se alfabetizar letrando, visto que ao realizarmos o projeto interdisciplinar percebemos o desenvolvimento significativo no processo ensino aprendizagem dos alunos, fato não presenciado na metodologia da professora em questão. Logo, a prática pedagógica da professora colaboradora precisa ser direcionada, isso posto, também por termos sentido uma certa lacuna na sua fala sobre o alfabetizar letrando através de imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAR, LETRAR, IMAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_47_54_idinscrito_855_5350682e7cde661c258b49b5fd452917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WENZEL CORTEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagugato@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática de letramento e alfabetização através de imagens em uma Escola Municipal – Pré II em Patu/RN. Para tanto, iniciamos esta análise com observação de sala de aula, posteriormente realizamos planejamento do projeto interdisciplinar para aplicação na regência de classe. Realizamos também, uma entrevista com a professora colaboradora como forma de conhecermos se o seu fazer pedagógico está em consonância com sua fala. Para respaldar esta pesquisa subsidiamos de teóricos como: Amarilha (2009), Libâneo (1994), Fazenda (2008), dentre outros. Por fim, este trabalho parece ter servido de reflexão sobre a importância de se alfabetizar letrando, visto que ao realizarmos o projeto interdisciplinar percebemos o desenvolvimento significativo no processo ensino aprendizagem dos alunos, fato não presenciado na metodologia da professora em questão. Logo, a prática pedagógica da professora colaboradora precisa ser direcionada, isso posto, também por termos sentido uma certa lacuna na sua fala sobre o alfabetizar letrando através de imagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.