Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, LEITURA, MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) Mediação de leitura na Educação Básica
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8062
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS."
    "resumo" => "No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_30_27_idinscrito_681_b54e1b9ad8b59a50f5ceb35008e0b89e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANA"
    "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/ UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8062
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A (AUTO) FORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, ENQUANTO MEDIADOR DE LEITURA E DE TEXTOS."
    "resumo" => "No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, LEITURA, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_30_27_idinscrito_681_b54e1b9ad8b59a50f5ceb35008e0b89e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LEIDIANA LIRA DE SOUSA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANA"
    "autor_email" => "leidargeu2@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/ UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

No presente artigo discutem-se questões relativas à (auto) formação de professores enquanto leitores e mediadores de leitura e a contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) neste sentido. Considerando as mudanças tanto social como educacional que vem ocorrendo com o passar dos anos, a formação e atualização de professores, vem cada vez mais se fazendo necessárias e ocupando espaço de discussão, assim como a importância do incentivo a prática leitora, tendo o professor, papel crucial. No sentido de corroborar com as discussões sobre a temática em questão abordam-se neste trabalho questões sobre a (s) identidade (s) que o professor da atualidade pode apresentar, considerando suas inúmeras atribuições profissionais, a sua formação enquanto leitor e as consequências na vida do público alvo do seu trabalho. E finalmente a contribuição do PIBID para a (auto) formação do professor supervisor enquanto mediador de leitura e de texto. Conclui-se, portanto que o PIBID, mais precisamente o Subprojeto Mediadores de leitura e de textos em processo de (auto) formação, passa a ser visto como uma oportunidade de rever e melhorar a prática pedagógica do professor e, por conseguinte a qualidade do ensino público, onde através das trocas de experiências entre professores supervisores e graduandos, como também das formações teóricas e práticas ofertadas pelo Programa em questão, evidencia-se experiências exitosas de práticas leitoras e do trabalho destas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.