Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7933
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A robótica educacional (RE) é uma novidade nas escolas públicas da Paraíba. Há cerca de dois anos não se ouvia falar sobre este recurso tecnológico nessas escolas. Porém, nos anos de 2012 e 2013, 150 escolas públicas foram contempladas com kits de robótica. Mas será que apenas ter o material é suficiente para que os professores façam uso da RE? O que é necessário para que essa tecnologia seja inserida nas escolas públicas de modo a promover a educação? Certamente é preciso que todos os envolvidos no sistema educacional façam sua parte. É fundamental que a escola tenha infra-estrutura adequada e que haja apoio da gestão escolar. Com relação aos professores, é necessário que estes se disponham a modificar o modelo de suas aulas, que são tradicionais, e aderir às novas tecnologias. A robótica educacional, por si só, não é a solução para os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, mas proporciona um ambiente favorável à aprendizagem, já que, por ser um material que se trabalha de forma dinâmica, é instigante para os alunos. Em se tratando de Matemática, é possível trabalhar conteúdos com a RE, de modo que leva os alunos a participarem mais das aulas e associarem a Matemática a situações do seu cotidiano. Neste artigo, discutimos sobre os entraves na aplicação da robótica educacional na escola pública, os desafios e perspectivas quanto ao uso deste recurso, em especial nas aulas de Matemática. Para a realização de nossa pesquisa, aplicamos um questionário aos professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Campina Grande, na Paraíba, contendo questões sobre a RE. Dos sujeitos de pesquisa, a maioria nunca utilizou RE em suas aulas, mas demonstraram desejo de fazê-lo. O objetivo deste trabalho é fazermos uma reflexão sobre os benefícios que a RE pode proporcionar à escola. Apesar das dificuldades existentes, é importante que nós professores acreditemos e nos esforcemos para que essa tecnologia esteja presente em nossas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_08_idinscrito_1812_c3dd782aa1058df2ce5691958b0387f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7933
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A robótica educacional (RE) é uma novidade nas escolas públicas da Paraíba. Há cerca de dois anos não se ouvia falar sobre este recurso tecnológico nessas escolas. Porém, nos anos de 2012 e 2013, 150 escolas públicas foram contempladas com kits de robótica. Mas será que apenas ter o material é suficiente para que os professores façam uso da RE? O que é necessário para que essa tecnologia seja inserida nas escolas públicas de modo a promover a educação? Certamente é preciso que todos os envolvidos no sistema educacional façam sua parte. É fundamental que a escola tenha infra-estrutura adequada e que haja apoio da gestão escolar. Com relação aos professores, é necessário que estes se disponham a modificar o modelo de suas aulas, que são tradicionais, e aderir às novas tecnologias. A robótica educacional, por si só, não é a solução para os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, mas proporciona um ambiente favorável à aprendizagem, já que, por ser um material que se trabalha de forma dinâmica, é instigante para os alunos. Em se tratando de Matemática, é possível trabalhar conteúdos com a RE, de modo que leva os alunos a participarem mais das aulas e associarem a Matemática a situações do seu cotidiano. Neste artigo, discutimos sobre os entraves na aplicação da robótica educacional na escola pública, os desafios e perspectivas quanto ao uso deste recurso, em especial nas aulas de Matemática. Para a realização de nossa pesquisa, aplicamos um questionário aos professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Campina Grande, na Paraíba, contendo questões sobre a RE. Dos sujeitos de pesquisa, a maioria nunca utilizou RE em suas aulas, mas demonstraram desejo de fazê-lo. O objetivo deste trabalho é fazermos uma reflexão sobre os benefícios que a RE pode proporcionar à escola. Apesar das dificuldades existentes, é importante que nós professores acreditemos e nos esforcemos para que essa tecnologia esteja presente em nossas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_08_idinscrito_1812_c3dd782aa1058df2ce5691958b0387f7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A robótica educacional (RE) é uma novidade nas escolas públicas da Paraíba. Há cerca de dois anos não se ouvia falar sobre este recurso tecnológico nessas escolas. Porém, nos anos de 2012 e 2013, 150 escolas públicas foram contempladas com kits de robótica. Mas será que apenas ter o material é suficiente para que os professores façam uso da RE? O que é necessário para que essa tecnologia seja inserida nas escolas públicas de modo a promover a educação? Certamente é preciso que todos os envolvidos no sistema educacional façam sua parte. É fundamental que a escola tenha infra-estrutura adequada e que haja apoio da gestão escolar. Com relação aos professores, é necessário que estes se disponham a modificar o modelo de suas aulas, que são tradicionais, e aderir às novas tecnologias. A robótica educacional, por si só, não é a solução para os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, mas proporciona um ambiente favorável à aprendizagem, já que, por ser um material que se trabalha de forma dinâmica, é instigante para os alunos. Em se tratando de Matemática, é possível trabalhar conteúdos com a RE, de modo que leva os alunos a participarem mais das aulas e associarem a Matemática a situações do seu cotidiano. Neste artigo, discutimos sobre os entraves na aplicação da robótica educacional na escola pública, os desafios e perspectivas quanto ao uso deste recurso, em especial nas aulas de Matemática. Para a realização de nossa pesquisa, aplicamos um questionário aos professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Campina Grande, na Paraíba, contendo questões sobre a RE. Dos sujeitos de pesquisa, a maioria nunca utilizou RE em suas aulas, mas demonstraram desejo de fazê-lo. O objetivo deste trabalho é fazermos uma reflexão sobre os benefícios que a RE pode proporcionar à escola. Apesar das dificuldades existentes, é importante que nós professores acreditemos e nos esforcemos para que essa tecnologia esteja presente em nossas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.