Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRÁTICAS INCLUSIVAS: NA BUSCA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DA APAE NO MUNICÍPIO DE AREIA– PB

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL

Resumo

Utilizando-se dos fundamentos que alicerçam o campo da alimentação saudável e tendo a necessidade da sensibilizar os alunos, em relação aos cuidados com a própria saúde; o presente trabalho teve por objetivo auxiliar os alunos da APAE, do município de Areia, a desenvolverem a sensibilidade ao cuidado com o sua alimentação; buscando sempre aprimorar e aperfeiçoar os métodos de ensino e aprendizagem, levando em consideração as limitações e dificuldades que eles pudessem apresentar. Sendo assim, utilizou-se da pesquisa ação como uma prática pedagógica para mudança e comportamento de hábitos quanto aos cuidados com a alimentação. O presente trabalho foi desenvolvido em cinco sessões, com atividades pedagógicas simples, lúdicas e artísticas para que os participantes pudessem construir o conhecimento, mudar hábitos e se expressarem. Constatou-se por meio dos que os alunos demonstram interesse pela temática e já começaram a repensar sua rotina alimentar. De acordo com as observações e descrições das aulas ministradas pode-se ver um avanço por parte dos alunos que antes não sabiam diferenciar uma fruta de uma verdura e já podem escolher o que comer. Pode-se ainda afirmar que a prática de estágio de estágio supervisionado na perspectiva da pesquisa-ação reflexiva contribui muito na formação do futuro professor, o que favorecer compreender a realidade escolar brasileira e a repensar sobre as necessidades reais da escola e dos estudantes.

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