SANTOS, Cynthia Silva. Poesia: dificuldades e resistências.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7785>. Acesso em: 27/11/2024 23:17
Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos. Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica.