Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA

Palavra-chaves: PESQUISA BIOGRÁFICA, NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7763
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 3297
    "titulo" => "PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA"
    "resumo" => "Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_12_23_04_idinscrito_3297_b2e968043941d53fe1d11620358fe3dd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "IFRN/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7763
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 3297
    "titulo" => "PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA"
    "resumo" => "Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_12_23_04_idinscrito_3297_b2e968043941d53fe1d11620358fe3dd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "IFRN/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.