Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O jogo é um conteúdo importante nas aulas de Educação Física. Muitos jogos são conhecidos como jogos populares ou jogos da cultura infantil. O jogo consegue a interação, participação, envolvimento e aprendizagem daqueles que o praticam, além de proporcionar a diversão. Com a chegada dos avanços tecnológicos, a globalização e a urbanização, os jogos, pouco a pouco, estão sendo esquecidos pela sociedade, principalmente nas ruas (a diminuição das áreas livres, o grande tráfego de carros e motos nas ruas, etc.). Sendo assim, torna-se importante resgatá-los nas aulas de educação física. O jogo deve ser tratado de forma lúdica e deve atuar de forma incisiva na formação do caráter daqueles que o praticam. Portanto, deve ser abordado nas aulas de Educação Física, como conteúdo estruturante de conhecimento, já que na perspectiva da cultura corporal, este é um dos seus conhecimentos. Ainda, é importante destacar que ao jogar, trabalhamos o caráter coletivo, os valores, a consciência e as relações sociais, atuando, assim, de forma decisiva no trabalho das possibilidades corporais. O jogo caracteriza-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência da criança, pois quando joga a criança torna-se consciente das suas escolhas e decisões, operando assim o significado de suas ações. O objetivo desse trabalho foi discutir a importância de se trabalhar o conteúdo Jogo nas aulas de educação física, enfatizando os jogos populares. A pesquisa é do tipo relato de experiência e foi realizada a partir da vivência enquanto graduando em Educação Física e, ainda, destacando a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID, numa escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Como síntese do conteúdo Jogo, realizamos uma Gincana de Jogos populares na escola com a turma do 6º ano do ensino fundamental. Dentre os jogos realizamos a corrida de saco, a corrida da colher com ovo, a corrida do estoura balão e construindo caminho com arcos. A turma foi dividida em três grupos onde todos os alunos participaram e ao final da Gincana todos os grupos foram premiados incentivando, assim, a cooperação e não somente a competição. Conclui-se, portanto que, o jogo não pode apenas ser jogado com o intuito lúdico, divertido e com a finalidade de gastar energia, porque por trás do jogo há um conhecimento construído/elaborado que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, e este é de extrema importância na formação do cidadão. Então, cabe ao professor de educação física resgatar esse conteúdo e planejar para que o mesmo seja trabalhado/desenvolvido com a finalidade de educar, brincar, e principalmente, ensinar.

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