BARBOSA, Janaína Da Costa et al.. O fanzine na aula de lp. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/7602>. Acesso em: 27/11/2024 21:04
Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente com os gêneros orais e escritos.