Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO FACEBOOK: É HORA DE “CURTIR”, “COMENTAR” E “COMPARTILHAR” NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Considerando que o processo de ensino-aprendizagem precisa estar em consonância com novas práticas interacionais, reflexo da pluralidade de recursos verbais, visuais, sonoros e de culturas, objetivamos refletir sobre possibilidades de utilização do facebook nas aulas de Língua Portuguesa, a partir dos recursos interacionais e dos gêneros textuais em circulação nesta rede social. Especificamente, objetivamos avaliar as contribuições para o educando do estudo sistemático do gênero multimodal reportagem e verificar a eficácia da criação de um grupo de discussão virtual como extensão do espaço físico da sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, pertencente ao ramo da Linguística Aplicada, numa turma do 2º ano do ensino médio da EEEFM José Bronzeado Sobrinho, na cidade de Remígio, interior paraibano. Utilizamos como técnicas de pesquisa a observação participante no facebook, seguida de elaboração e aplicação de questionário e sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Fundamentamos nossa pesquisa a partir das discussões de Dionísio (2011), Masetto (2000) e Rojo (2012), que discutem sobre multimodalidade, mediação pedagógica e sobre os princípios básicos da pedagogia dos multiletramentos. O material coletado foi analisado através do método indutivo (MEDEIROS, 2004). Para avaliarmos as potencialidades do facebook como recurso pedagógico, fizemos uma pequena análise das atividades desenvolvidas com o gênero reportagem, orientadas pela sequência didática, e das ações realizadas nesta rede social, como extensão da sala de aula. Constatamos que os recursos interacionais, juntamente à diversidade de gêneros textuais, exerceram um importante papel no processo de ensino-aprendizagem. Destacamos a importância dos comentários das publicações, que propiciaram a manutenção dos temas debatidos, tornaram-se um meio para discussão dos textos e favoreceram a mediação pedagógica. Comprovamos que o facebook pode ser favorável ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, desde que haja uma mediação adequada por parte do professor.

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