Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA

Palavra-chaves: BOM PROFESSOR, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6993
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1846
    "inscrito_id" => 4409
    "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando  o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_07_28_idinscrito_4409_873c380fb73cf4b59564aba5b2dd111d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANI SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANI SANTANA"
    "autor_email" => "tatianisantana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6993
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1846
    "inscrito_id" => 4409
    "titulo" => "CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR NA ÓTICA DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA, PB, ATENDIDAS PELO PIBID BIOLOGIA"
    "resumo" => "A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando  o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_07_28_idinscrito_4409_873c380fb73cf4b59564aba5b2dd111d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANI SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANI SANTANA"
    "autor_email" => "tatianisantana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A profissão docente é considerada por muitos uma profissão onde à transmissão de conhecimento e conteúdos são repassados para o estudante, mas, ser professor vai mais além, é ter a capacidade de estabelecer ligações entre os conteúdos estudados com o cotidiano do aluno. Para isso, faz-se necessária uma boa relação dentro da sala de aula e isto acontece quando o aluno pode expressar-se com a certeza de que o professor o ouvirá e também manifestará sua opinião de forma honesta, proporcionando-lhe segurança e confiança. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo principal avaliar as características pessoais e metodológicas positivas de um bom professor sob a ótica dos discentes e docentes do Ensino Médio. E, dessa forma, fornecer subsídios para a formação de um professor que atue de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem. O presente projeto de ensino foi realizado dentro do Subprojeto PIBID - Biologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I. Para atingir o objetivo do projeto, foi aplicado um questionário com 162 discentes e nove docentes de três escolas da rede pública conveniadas ao PIBID - UFPB, todas localizadas no município de João Pessoa, PB. Para a pesquisa utilizou-se, como instrumento, um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas. O questionário foi elaborado com alternativas referentes às características pessoais e as metodologias, consideradas fundamentais para ser um bom professor. Com base nos dados obtidos através do questionário, as características do bom professor na ótica dos estudantes referiam-se a: “ter boa didática, ser bem humorado e divertido, ter domínio de conteúdo, ser capaz de associar o assunto com o cotidiano, ser capaz de interagir com os discentes, ser atualizado, ter paciência com os estudantes e realizar atividades práticas”. Diferentemente da ótica dos discentes, para os docentes a primeira característica de um “bom professor” é o domínio dos conteúdos (89%), para eles um professor que não tem domínio de conteúdo não é capaz de desenvolver o seu papel em sala de aula. De acordo com a ótica dos docentes e discentes o bom professor é aquele que apresenta como características principais: o humor, a diversão, o domínio do conteúdo, a capacidade de interagir com o discente, associar o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano, além de ter boa didática. Após os resultados encontrados, consideramos importante refletir sobre o que os discentes e docentes pensam a respeito do que seria um “bom professor” e que o ponto de vista, especialmente dos discentes, deveria ser pauta de discussão nos cursos de formação inicial dos futuros docentes, uma vez que a sala de aula e o convívio diário com os discentes será o cotidiano dos atuais estudantes de licenciatura, futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.