Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS

Palavra-chaves: LEITURA, CIDADÃO CRÍTICO, ENSINO Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6795
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 3386
    "titulo" => "A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele.  Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CIDADÃO CRÍTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_24_05_idinscrito_3386_6b8b84c06b4fb980fad3d9409f7ad9ba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA APARECIDA VELOSO GUSMÃO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA APARECIDA"
    "autor_email" => "anaapvg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6795
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 3386
    "titulo" => "A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele.  Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CIDADÃO CRÍTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_24_05_idinscrito_3386_6b8b84c06b4fb980fad3d9409f7ad9ba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA APARECIDA VELOSO GUSMÃO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA APARECIDA"
    "autor_email" => "anaapvg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele. Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.