Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL

Palavra-chaves: GRUPO FOCAL, ENSINO, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7227
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 961
    "inscrito_id" => 3989
    "titulo" => "ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL"
    "resumo" => "O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado  também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "GRUPO FOCAL, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_47_30_idinscrito_3989_bb2f5976fdb1bb4beece8650a4bd2d9e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielsantos296@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7227
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 961
    "inscrito_id" => 3989
    "titulo" => "ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL"
    "resumo" => "O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado  também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "GRUPO FOCAL, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_47_30_idinscrito_3989_bb2f5976fdb1bb4beece8650a4bd2d9e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielsantos296@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.