Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA E INTERATIVA

Palavra-chaves: LEITURA., ESCRITA., PERSPECTIVA SóCIO-COGNITIVA E INTERATIVA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Resumo

A presente proposta didática tem como objetivo favorecer a aquisição de conhecimento específico sobre o que se considera como urbanização brasileira (do local para o nacional) de forma que os alunos despertem o interesse em discutir sobre sua realidade e nela interferir. Para tanto, busca discutir os fatores responsáveis pela urbanização brasileira, a partir da cidade local, ao mesmo tempo em que procuramos refletir sobre os principais problemas urbanos, identificamos as causas e consequências, para que os alunos se posicionem enquanto sujeitos críticos por meio de uma produção textual, em que possam pensar sobre as diferentes formas de ler e interpretar o espaço urbano.Esta proposta didática foi apresentada na disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Doutora Maria de Lourdes, do mestrado Profissional de Formação de Professores - MFP, da Universidade Estadual da Paraíba, cuja turma de mestrado congrega profissionais de áreas diversas do ensino fundamental I e II e do ensino médio, o que a notabiliza pela sua heterogeneidade interdisciplinar. Neste trabalho, cujo objetivo destaca uma discussão acerca da importância da linguagem, da leitura e da escrita no ensino de Geografia, evidenciamos as contribuições da turma e da professora no momento de apresentação da proposta em forma de seminário. No que se refere à leitura e escrita, nos referenciamos em autores como: Benevides (2008), Bezerra (2001), Sousa (2008), Leandro (2011), entre outros. Consideramos que, segundo Bezerra (2001), a leitura como processo ascendente/descendente, na relação escritor x leitor apresenta se como um ato de descobri e interpretar sentidos, em funções das intenções com os outros, por outro lado a teoria de letramento (sociopolítica) proporciona ao leitor posicionamento crítico e tende ao coletivo/social.

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