AS CATEGORIAS DA PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA E DA CLÍNICA DA ATIVIDADE FORAM TRAZIDAS, NESSA PESQUISA, PARA ANALISAR O TRABALHO DOCENTE E POSSIBILITARAM PERCEBER A SINGULARIDADE NOS MODOS DE FAZER, NAS MANEIRAS DE AGIR DA PROFESSORA EM SALA DE AULA. O FATO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE E DA PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA ESTAREM PAUTADAS NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO POSSIBILITARAM REALIZAR UMA ANÁLISE DA SUBJETIVIDADE DO SUJEITO CONSTITUÍDA NO PROCESSO SÓCIO HISTÓRICO. NOSSA INTENÇÃO AO REALIZAR ESSA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO A PROFESSORA NÃO APENAS UTILIZA, MAS SIGNIFICA OS MEIOS E INSTRUMENTOS À SUA DISPOSIÇÃO, A PARTIR DO GÊNERO E DA PRESCRIÇÃO QUE LHE É DADA. A PROFESSORA, DIANTE DAS CONDIÇÕES OBJETIVAS SIGNIFICA, TRANSFORMA OS ARTEFATOS DOS QUAIS SE APROPRIA, DESENVOLVENDO NECESSARIAMENTE UM ESTILO DE AGIR NO TRABALHO. ESTILO ESSE QUE SE CONSTITUI NO SEIO DO COLETIVO DE TRABALHO, QUE SE DESENVOLVE NO CURSO DO AGIR, NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. SENDO QUE A CONSTITUIÇÃO DO ESTILO DO SUJEITO SÓ PODE SER COMPREENDIDA NUMA RELAÇÃO DE MEDIAÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE DADOS DESTE TRABALHO FORAM INSPIRADOS NO DISPOSITIVO METODOLÓGICO DESENVOLVIDO PELA CLÍNICA DA ATIVIDADE – A AUTOCONFRONTAÇÃO. TAMBÉM FIZEMOS USO DA HISTÓRIA DE VIDA, POIS É ESSENCIAL COMPREENDER A HISTÓRIA PESSOAL, A FORMAÇÃO, OS PROJETOS DE VIDA E O MODO COMO A PROFESSORA SE RELACIONA COM O MUNDO E COM AS PESSOAS EM GERAL, POIS AFETAM E CONSTITUEM A SUA ATIVIDADE. AS AUTOCONFRONTAÇÕES POSSIBILITARAM COMPREENDER AS MEDIAÇÕES QUE CONSTITUEM O SEU ESTILO COMO PROFESSORA DE ESCOLA PÚBLICA E DE PERIFERIA.