O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADOS NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA APRESENTA-SE DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CAMPO, DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE. PARA A OBTENÇÃO DAS INFORMAÇÕES, FOI APLICADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UM ROTEIRO DE PERGUNTAS SUBJETIVAS, DIRECIONADA A TRÊS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O MÉTODO UTILIZADO FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O CONTEÚDO MAIS ENFATIZADO SÃO OS ESPORTES, ESSES, SÃO SELECIONADOS DEVIDO À NECESSIDADE DA ESCOLA EM PARTICIPAR DE EVENTOS ESPORTIVOS, POR ENCONTRAR-SE ESTABELECIDO EM DOCUMENTO DISPONIBILIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, PELO FATO DE NÃO SER PRATICADO NA ESCOLA E SER CONVENCIONAL, SENDO SOLICITADOS PELOS ALUNOS. A METODOLOGIA ADOTADA É A TÉCNICA DESENVOLVIMENTISTA ATRELADA À POSSIBILIDADE COLETIVA, A APRENDIZAGEM DAS REGRAS, DOS FUNDAMENTOS E DOS JOGOS COLETIVOS. SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL, OS ALUNOS OPTAM POR EDUCAÇÃO FÍSICA PELA IDENTIFICAÇÃO COM O ESPORTE E CONTEÚDOS AFINS, ASSIM COMO, EMPATIA E CONHECIMENTO ACERCA DA ÁREA. ESSE ESTUDO PROPÕE REFLEXÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, VISTO QUE, ESSE MODELO EDUCACIONAL VISA À FORMAÇÃO DO ALUNO PARA ESCOLHA PROFISSIONAL. AO MESMO TEMPO, DENOTA-SE QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA SE ENCONTRA REDUZIDA AOS ESPORTES, CARACTERIZANDO-A COMO ESPORTIVIZAÇÃO. VALE DESTACAR QUE É FACULTATIVO A OUTROS PROFISSIONAIS QUE NÃO SÃO GRADUADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MINISTRAR AULAS DESSE COMPONENTE CURRICULAR POR POSSUÍREM “NOTÓRIO SABER”.