O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, FOCADA NA LEGISLAÇÃO QUE EFETIVA A ESCOLARIZAÇÃO QUILOMBOLA, A PARTIR DA SUA QUALIFICAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL, COMO UM OBJETO DE REFLEXÃO PARA O ESPAÇO ESCOLAR DAS POPULAÇÕES NEGRAS QUILOMBOLAS. O ESTUDO É RELEVANTE PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DESTAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS E POR EXPOR ELEMENTOS DE CONTRADIÇÕES E RETROCESSOS NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXAMINADA COM O APORTE TEÓRICO METODOLÓGICO DO CICLO DE POLÍTICA (CP) DO SOCIÓLOGO STEPHEN J. BALL E COLABORADORES. OBSERVOU-SE PELOS RESULTADOS APRESENTADOS QUE A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA PARA A ESCOLA QUILOMBOLA É INFLUENCIADA PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CUNHO NEOLIBERAL E NEGLIGENCIADA DO CURRÍCULO ESCOLAR, PREVALECENDO DISTORÇÕES NA SUA EFETIVAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. AO CONTRÁRIO DESSA REALIDADE, TORNA-SE CADA VEZ MAIS EMERGENTE CONSOLIDAR NO CURRÍCULO ESCOLAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA QUILOMBOLA NA PERSPECTIVA CRÍTICA DAS UNIDADES ESCOLARES NESSES TERRITÓRIOS.