EM FACE DE DISCURSÕES ACIRRADAS QUE CHEGAM A CONTESTAR COMO ANACRÔNICA A SITUAÇÃO DA LITERATURA NO ATUAL ESPAÇO ESCOLAR, FAZ-SE NECESSÁRIO REFLETIRMOS SOBRE O CONCEITO DE LITERATURA E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO (JAUSS, 1994; COSSON, 2018) COM VISTAS À CONCEPÇÃO DAQUELA COMO DIREITO HUMANO INALIENÁVEL (CANDIDO, 2014). ESTA PESQUISA BUSCA TRAZER ALTERNATIVAS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA COM AÇÕES CONCRETAS PAUTADAS NO LETRAMENTO QUE VIABILIZE O PROTAGONISMO JUVENIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LEITORA, CRÍTICA, AUTÔNOMA E PRAZEROSA DO ESTUDANTE. PARA TANTO, APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA DE OLIVEIRA (2013), COM O GÊNERO LITERÁRIO POEMA, INTEGRADA A SEQUÊNCIA BÁSICA DE COSSON (2018). ASSIM, NÃO TEMOS A INTENÇÃO DE ENCERRAR O ASSUNTO, SENDO ELE TÃO VASTO E COMPLEXO, QUE NOS DISPENSA DESSA TAREFA, MAS EXTERNAR REFLEXÕES QUE POSSAM ENCORAJAR DIÁLOGOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DA LITERATURA, UM TEMA IMPRESCINDÍVEL E UM DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO SER HUMANO.