Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS EESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE LICENCIADOS EM BIOLOGIADO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, DOCENTE, ENSINO, METODOLOGIA, EXPERIÊNCIA. Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 02: Pesquisa em Educação
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72992
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS EESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE LICENCIADOS EM BIOLOGIADO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO É UMA ATIVIDADE EXIGIDA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSUINDO GRANDE\r\n
      RELEVÂNCIA PARA O DOCENTE SE FAMILIARIZAR COM O SEU FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ASSIMILAR\r\n
      PROGRESSIVAMENTE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DA VIDA ACADÊMICA COM A PRÁTICA NO\r\n
      COTIDIANO DO CONTEXTO ESCOLAR. ALÉM DA OPORTUNIDADE DE UNIR TEORIA E PRÁTICA E DA CONVIVÊNCIA COM\r\n
      PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O\r\n
      PRESENTE TRABALHO BUSCOU AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS\r\n
      UTILIZADAS POR LICENCIADOS EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O PERÍODO\r\n
      DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AO TOTAL, 24 DOCENTES PARTICIPARAM DO LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE\r\n
      UM QUESTIONÁRIO ABERTO. MEDIANTE OS QUESTIONAMENTOS IDENTIFICAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES\r\n
      PROPORCIONADA PELOS ESTÁGIOS, TAIS COMO: A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM SALA\r\n
      DE AULA DURANTE O ESTÁGIO, E ASSIM TER UMA MAIOR SEGURANÇA E AUTONOMIA NA HORA DE LECIONAR. ALÉM DE\r\n
      PROPORCIONAR AOS DOCENTES A BUSCA POR ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA\r\n
      SUPERAR ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTES NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. DENTRE ELAS A FALTA DE DISCIPLINA E\r\n
      DE INTERESSE DOS ALUNOS. NA BUSCA POR SUPERAR TAIS PROBLEMAS EM SALA DE AULA OS DOCENTES OPTARAM POR\r\n
      METODOLOGIAS ATIVAS, COLOCANDO O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL PELA SUA APRENDIZAGEM. SEJA ATRAVÉS DA\r\n
      INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, JOGOS DIDÁTICOS, DINÂMICAS, DESENHOS, AULAS PRÁTICAS,\r\n
      CONSTRUÇÕES DE MAPAS CONCEITUAIS DENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, ENSINO, METODOLOGIA, EXPERIÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1052_30112020090404.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72992
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS EESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE LICENCIADOS EM BIOLOGIADO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO É UMA ATIVIDADE EXIGIDA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSUINDO GRANDE\r\n
      RELEVÂNCIA PARA O DOCENTE SE FAMILIARIZAR COM O SEU FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ASSIMILAR\r\n
      PROGRESSIVAMENTE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DA VIDA ACADÊMICA COM A PRÁTICA NO\r\n
      COTIDIANO DO CONTEXTO ESCOLAR. ALÉM DA OPORTUNIDADE DE UNIR TEORIA E PRÁTICA E DA CONVIVÊNCIA COM\r\n
      PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O\r\n
      PRESENTE TRABALHO BUSCOU AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS\r\n
      UTILIZADAS POR LICENCIADOS EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O PERÍODO\r\n
      DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AO TOTAL, 24 DOCENTES PARTICIPARAM DO LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE\r\n
      UM QUESTIONÁRIO ABERTO. MEDIANTE OS QUESTIONAMENTOS IDENTIFICAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES\r\n
      PROPORCIONADA PELOS ESTÁGIOS, TAIS COMO: A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM SALA\r\n
      DE AULA DURANTE O ESTÁGIO, E ASSIM TER UMA MAIOR SEGURANÇA E AUTONOMIA NA HORA DE LECIONAR. ALÉM DE\r\n
      PROPORCIONAR AOS DOCENTES A BUSCA POR ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA\r\n
      SUPERAR ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTES NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. DENTRE ELAS A FALTA DE DISCIPLINA E\r\n
      DE INTERESSE DOS ALUNOS. NA BUSCA POR SUPERAR TAIS PROBLEMAS EM SALA DE AULA OS DOCENTES OPTARAM POR\r\n
      METODOLOGIAS ATIVAS, COLOCANDO O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL PELA SUA APRENDIZAGEM. SEJA ATRAVÉS DA\r\n
      INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, JOGOS DIDÁTICOS, DINÂMICAS, DESENHOS, AULAS PRÁTICAS,\r\n
      CONSTRUÇÕES DE MAPAS CONCEITUAIS DENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, ENSINO, METODOLOGIA, EXPERIÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1052_30112020090404.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZENIR DA SILVA LIMA "
    "autor_nome_curto" => "ALZENIR LIMA"
    "autor_email" => "alzenir.s.lima@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ESTÁGIO É UMA ATIVIDADE EXIGIDA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSUINDO GRANDE RELEVÂNCIA PARA O DOCENTE SE FAMILIARIZAR COM O SEU FUTURO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E ASSIMILAR PROGRESSIVAMENTE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DA VIDA ACADÊMICA COM A PRÁTICA NO COTIDIANO DO CONTEXTO ESCOLAR. ALÉM DA OPORTUNIDADE DE UNIR TEORIA E PRÁTICA E DA CONVIVÊNCIA COM PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR LICENCIADOS EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AO TOTAL, 24 DOCENTES PARTICIPARAM DO LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO. MEDIANTE OS QUESTIONAMENTOS IDENTIFICAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES PROPORCIONADA PELOS ESTÁGIOS, TAIS COMO: A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS EM SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO, E ASSIM TER UMA MAIOR SEGURANÇA E AUTONOMIA NA HORA DE LECIONAR. ALÉM DE PROPORCIONAR AOS DOCENTES A BUSCA POR ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA SUPERAR ALGUMAS DIFICULDADES PRESENTES NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. DENTRE ELAS A FALTA DE DISCIPLINA E DE INTERESSE DOS ALUNOS. NA BUSCA POR SUPERAR TAIS PROBLEMAS EM SALA DE AULA OS DOCENTES OPTARAM POR METODOLOGIAS ATIVAS, COLOCANDO O ALUNO COMO AGENTE PRINCIPAL PELA SUA APRENDIZAGEM. SEJA ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, JOGOS DIDÁTICOS, DINÂMICAS, DESENHOS, AULAS PRÁTICAS, CONSTRUÇÕES DE MAPAS CONCEITUAIS DENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.