Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A CARACTERIZAÇÃO DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATO-CE

Palavra-chaves: QUÍMICA, DIFICULDADES, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72980
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A CARACTERIZAÇÃO DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATO-CE"
    "resumo" => "A PESQUISA EM TELA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ENFRENTADA POR ALUNOS DA 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, NO MUNICÍPIO DE CRATO NO ESTADO DO CEARÁ. OBSERVAMOS QUE ESTE ASSUNTO VEM SENDO UM DOS TEMAS QUE MAIS TEM SIDO ESTUDADO NA CONTEMPORANEIDADE, PRINCIPALMENTE PELA INSATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM NÃO SE SENTIREM COMPREENDIDOS PELOS ALUNOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALI-QUANTITATIVA COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DESTES RESULTADOS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, DESTACAM-SE VÁRIOS PROBLEMAS DENTRE ELES: A FALTA DE AULAS PRÁTICAS E DINÂMICAS, FALTA DE USO DE EXPERIMENTOS E A CARÊNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ESTE ENSINO. NESTA PESQUISA OS RESULTADOS APONTARAM QUE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUI DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID568_10112020214936.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO"
    "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72980
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A CARACTERIZAÇÃO DAS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRATO-CE"
    "resumo" => "A PESQUISA EM TELA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ENFRENTADA POR ALUNOS DA 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, NO MUNICÍPIO DE CRATO NO ESTADO DO CEARÁ. OBSERVAMOS QUE ESTE ASSUNTO VEM SENDO UM DOS TEMAS QUE MAIS TEM SIDO ESTUDADO NA CONTEMPORANEIDADE, PRINCIPALMENTE PELA INSATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM NÃO SE SENTIREM COMPREENDIDOS PELOS ALUNOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALI-QUANTITATIVA COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DESTES RESULTADOS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, DESTACAM-SE VÁRIOS PROBLEMAS DENTRE ELES: A FALTA DE AULAS PRÁTICAS E DINÂMICAS, FALTA DE USO DE EXPERIMENTOS E A CARÊNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ESTE ENSINO. NESTA PESQUISA OS RESULTADOS APONTARAM QUE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUI DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID568_10112020214936.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO"
    "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A PESQUISA EM TELA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ENFRENTADA POR ALUNOS DA 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, NO MUNICÍPIO DE CRATO NO ESTADO DO CEARÁ. OBSERVAMOS QUE ESTE ASSUNTO VEM SENDO UM DOS TEMAS QUE MAIS TEM SIDO ESTUDADO NA CONTEMPORANEIDADE, PRINCIPALMENTE PELA INSATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM NÃO SE SENTIREM COMPREENDIDOS PELOS ALUNOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALI-QUANTITATIVA COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DESTES RESULTADOS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, DESTACAM-SE VÁRIOS PROBLEMAS DENTRE ELES: A FALTA DE AULAS PRÁTICAS E DINÂMICAS, FALTA DE USO DE EXPERIMENTOS E A CARÊNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ESTE ENSINO. NESTA PESQUISA OS RESULTADOS APONTARAM QUE A GRANDE MAIORIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUI DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.