Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN CAMPUS MACAU. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA RELATOS DE EXPERIENCIAS QUE ALUNOS RESIDENTES DO PRP OBTIVERAM ATÉ O PRESENTE MOMENTO, ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA NA FORMAÇÃO INICIAL. PARA A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO FORAM UTILIZADOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS: O EDITAL CAPES NO 06/18, PORTARIA Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018, PROJETO INSTITUCIONAL REGISTRADO NA PLATAFORMA FREIRE, SUBPROJETO DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA, E O PROJETO POLÍTICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. ESSES DOCUMENTOS FORNECERAM A COMPREENSÃO E A OBJETIVIDADE DO PROGRAMA COMO UM TODO E EM ESPECÍFICO NO IFRN-CAMPUS MACAU. A PARTIR DESTA PESQUISA PODEMOS IDENTIFICAR QUE O PRP É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E BUSCA O APERFEIÇOAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO AO PROMOVER A IMERSÃO DO LICENCIANDO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DECORRER DE SUA FORMAÇÃO. DESTA FORMA, O PROGRAMA DISPÕE DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS E PROPÕE UMA REFORMULAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, VISTO QUE, DIANTE DE RELATOS, O PROGRAMA PERMITE AO LICENCIADO UM CONVÍVIO MAIOR COM A TEORIA DE A PRÁTICA DOCENTE.

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