Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL: A CONFIGURAÇÃO DA EXPERIÊNCIA FORMADORA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61191
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4721
    "inscrito_id" => 11719
    "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL: A CONFIGURAÇÃO DA EXPERIÊNCIA FORMADORA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "NESTA PESQUISA BUSCAMOS INVESTIGAR A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESDE A FORMAÇÃO INICIAL, COM FOCO NA INVESTIGAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ENTENDEMOS QUE O MODO COMO SE DESENVOLVEM OS ESTÁGIOS, NA FORMAÇÃO INICIAL DO (A) FUTURO (A) PROFESSOR (A), TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, UMA VEZ SE EFETIVAM COMO OS MOMENTOS DE VIVENCIAR A PROFISSÃO, DE SE DEPARAR COM A DESAFIANTE NECESSIDADE DE ARTICULAR (DE FORMA REFLEXIVA) AS TEORIAS ESTUDADAS COM A PRÁTICA EM SALA DE AULA E DE PERCEBER AS LACUNAS DEIXADAS PELO PROCESSO DE FORMAÇÃO. UTILIZAMOS A PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ENTREVISTAS NARRATIVAS REALIZADAS COM OS COLABORADORES DESSA PESQUISA: TRÊS ESTUDANTES (DUAS ALUNAS E UM ALUNO) DO CURSO DE LETRAS DA UNEB, CAMPUS II E A PROFESSORA DE ESTÁGIO DESTES (AS). AOS ALUNOS (AS), PARTICIPANTES DA PESQUISA, FORAM DADOS NOMES FICTÍCIOS: “DETERMINAÇÃO”, “RESILIÊNCIA” E “DEDICAÇÃO”; A PROFESSORA DE ESTÁGIO PERMITIU A DIVULGAÇÃO DO SEU NOME – PROFESSORA ANA REGINA. APROPRIAMOS-NOS DAS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR ELES (AS) E DIALOGAMOS COM ABORDAGENS TEÓRICAS SUSCITANDO A PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES COMO A NÃO SUPERAÇÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, A DESAFIANTE RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR (A) DE ESTÁGIO NESSE PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO E O LUGAR DA REFLEXÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11719_26092019220649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA BISPO DE CRISTO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA CRISTO"
    "autor_email" => "silmarabcs23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61191
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4721
    "inscrito_id" => 11719
    "titulo" => "NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL: A CONFIGURAÇÃO DA EXPERIÊNCIA FORMADORA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "NESTA PESQUISA BUSCAMOS INVESTIGAR A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESDE A FORMAÇÃO INICIAL, COM FOCO NA INVESTIGAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ENTENDEMOS QUE O MODO COMO SE DESENVOLVEM OS ESTÁGIOS, NA FORMAÇÃO INICIAL DO (A) FUTURO (A) PROFESSOR (A), TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, UMA VEZ SE EFETIVAM COMO OS MOMENTOS DE VIVENCIAR A PROFISSÃO, DE SE DEPARAR COM A DESAFIANTE NECESSIDADE DE ARTICULAR (DE FORMA REFLEXIVA) AS TEORIAS ESTUDADAS COM A PRÁTICA EM SALA DE AULA E DE PERCEBER AS LACUNAS DEIXADAS PELO PROCESSO DE FORMAÇÃO. UTILIZAMOS A PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ENTREVISTAS NARRATIVAS REALIZADAS COM OS COLABORADORES DESSA PESQUISA: TRÊS ESTUDANTES (DUAS ALUNAS E UM ALUNO) DO CURSO DE LETRAS DA UNEB, CAMPUS II E A PROFESSORA DE ESTÁGIO DESTES (AS). AOS ALUNOS (AS), PARTICIPANTES DA PESQUISA, FORAM DADOS NOMES FICTÍCIOS: “DETERMINAÇÃO”, “RESILIÊNCIA” E “DEDICAÇÃO”; A PROFESSORA DE ESTÁGIO PERMITIU A DIVULGAÇÃO DO SEU NOME – PROFESSORA ANA REGINA. APROPRIAMOS-NOS DAS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR ELES (AS) E DIALOGAMOS COM ABORDAGENS TEÓRICAS SUSCITANDO A PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES COMO A NÃO SUPERAÇÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, A DESAFIANTE RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR (A) DE ESTÁGIO NESSE PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO E O LUGAR DA REFLEXÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11719_26092019220649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA BISPO DE CRISTO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA CRISTO"
    "autor_email" => "silmarabcs23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTA PESQUISA BUSCAMOS INVESTIGAR A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESDE A FORMAÇÃO INICIAL, COM FOCO NA INVESTIGAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. ENTENDEMOS QUE O MODO COMO SE DESENVOLVEM OS ESTÁGIOS, NA FORMAÇÃO INICIAL DO (A) FUTURO (A) PROFESSOR (A), TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, UMA VEZ SE EFETIVAM COMO OS MOMENTOS DE VIVENCIAR A PROFISSÃO, DE SE DEPARAR COM A DESAFIANTE NECESSIDADE DE ARTICULAR (DE FORMA REFLEXIVA) AS TEORIAS ESTUDADAS COM A PRÁTICA EM SALA DE AULA E DE PERCEBER AS LACUNAS DEIXADAS PELO PROCESSO DE FORMAÇÃO. UTILIZAMOS A PERSPECTIVA AUTOBIOGRÁFICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ENTREVISTAS NARRATIVAS REALIZADAS COM OS COLABORADORES DESSA PESQUISA: TRÊS ESTUDANTES (DUAS ALUNAS E UM ALUNO) DO CURSO DE LETRAS DA UNEB, CAMPUS II E A PROFESSORA DE ESTÁGIO DESTES (AS). AOS ALUNOS (AS), PARTICIPANTES DA PESQUISA, FORAM DADOS NOMES FICTÍCIOS: “DETERMINAÇÃO”, “RESILIÊNCIA” E “DEDICAÇÃO”; A PROFESSORA DE ESTÁGIO PERMITIU A DIVULGAÇÃO DO SEU NOME – PROFESSORA ANA REGINA. APROPRIAMOS-NOS DAS CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR ELES (AS) E DIALOGAMOS COM ABORDAGENS TEÓRICAS SUSCITANDO A PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES COMO A NÃO SUPERAÇÃO DA RACIONALIDADE TÉCNICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, A DESAFIANTE RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR (A) DE ESTÁGIO NESSE PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO E O LUGAR DA REFLEXÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.