O objetivo deste trabalho é investigar à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), os procedimentos metodológicos presentes em uma aula sobre o conteúdo razão e proporção que pertencem ao campo das grandeza e medidas e tem como suporte para seu desenvolvimento a Teoria. das Situações Didáticas (TSD). Um dos fundamentos do uso de ambas as teorias é a seguinte questão: a "transmissão" do conhecimento matemático depende das ciências da educação, da psicologia ou da própria matemática? O estudo se desenvolveu em uma escola pública do município de Orobó – PE e representa um recorte da monografia de conclusão de seminário de doutorado intitulada “Um estudo de Situações Didáticas a partir do Conceitos de Proporcionalidade à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados apontam que a otimização das situações de ensino mobilizados pelo professor pode potencializar os saberes a serem ensinados e que se não houver uma intencionalidade didática, o processo de ensino pode fazer com os saberes não sejam aprendíveis e que a construção dos conceitos ocorra de modo distorcido.