Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o ensino de Álgebra na licenciatura em Matemática a partir das pesquisas realizas nos últimos anos nesta temática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, na qual reunimos pesquisas realizadas nos últimos anos disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que buscaram investigar sobre a Álgebra na formação inicial do professor de Matemática. Embora as pesquisas analisadas tenham sujeito de pesquisa diferentes, seja o professor formador, o licenciando, o licenciado ou a disciplina, todas elas têm a preocupação com as contribuições dos conhecimentos de Álgebra adquiridos pelo professor de matemática na licenciatura para a sua prática docente. Desse modo, apresentaremos neste artigo uma análise dessas pesquisas, como também os impactos causados por elas. De modo geral, as pesquisas evidenciam um distanciamento entre a Álgebra ensinada na Licenciatura e a Álgebra a ser ensinada na educação básica, apontando para a necessidade de um repensar no ensino da Álgebra acadêmica, de modo que subsidie a futura prática docente do licenciando.