Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O (DES)INTERESSE DO ALUNO PELAS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MONTEIRO DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE PASSAGEM, PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA, INTERESSE DO ALUNO Pôster (PO) ET-01: Avaliação em Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45171
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "O (DES)INTERESSE DO ALUNO PELAS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MONTEIRO DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE PASSAGEM, PARAÍBA"
    "resumo" => "Trata-se de um trabalho exploratório, no qual se procurou determinar o grau de interesse apresentado pelos alunos de uma escola pública, de ensino fundamental, no município de Passagem, Estado da Paraíba. A aprendizagem da matemática que se realiza na escola está vinculada não só às capacidades cognitivas do aluno e ao objeto de conhecimento, mas também às interações que os sujeitos envolvidos na situação estabelecem entre si. No entanto, a Matemática passa a ser interessante, quando trabalhada e ensinada ao aluno, onde o mesmo apropria-se dela na solução de vários problemas de sua vida. Assim, é importante que o professor de Matemática tenha consciência de rever posturas autoritárias, passando a tratar o aluno como agentes ativos que interagem no processo da construção de seu próprio conhecimento. Para despertar o interesse do aluno pela matemática, o educador precisa fazer com que os educandos aprendam a executar matematicamente situações reais ou fictícias e, em seguida, levar o resultado obtido, como um problema proposto, à consideração da aula. A proposição de problemas é tão importante quanto à solução daqueles propostos pelos demais, pois, é por meio de uma ação alternada entre propor e resolver que a matemática avança, desenvolve-se e cresce."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA, INTERESSE DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA1_ID12_22062018181834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS CUNHA"
    "autor_email" => "cunha.d.smatematica@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45171
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "O (DES)INTERESSE DO ALUNO PELAS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS MONTEIRO DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE PASSAGEM, PARAÍBA"
    "resumo" => "Trata-se de um trabalho exploratório, no qual se procurou determinar o grau de interesse apresentado pelos alunos de uma escola pública, de ensino fundamental, no município de Passagem, Estado da Paraíba. A aprendizagem da matemática que se realiza na escola está vinculada não só às capacidades cognitivas do aluno e ao objeto de conhecimento, mas também às interações que os sujeitos envolvidos na situação estabelecem entre si. No entanto, a Matemática passa a ser interessante, quando trabalhada e ensinada ao aluno, onde o mesmo apropria-se dela na solução de vários problemas de sua vida. Assim, é importante que o professor de Matemática tenha consciência de rever posturas autoritárias, passando a tratar o aluno como agentes ativos que interagem no processo da construção de seu próprio conhecimento. Para despertar o interesse do aluno pela matemática, o educador precisa fazer com que os educandos aprendam a executar matematicamente situações reais ou fictícias e, em seguida, levar o resultado obtido, como um problema proposto, à consideração da aula. A proposição de problemas é tão importante quanto à solução daqueles propostos pelos demais, pois, é por meio de uma ação alternada entre propor e resolver que a matemática avança, desenvolve-se e cresce."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA, INTERESSE DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA1_ID12_22062018181834.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS CUNHA"
    "autor_email" => "cunha.d.smatematica@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Trata-se de um trabalho exploratório, no qual se procurou determinar o grau de interesse apresentado pelos alunos de uma escola pública, de ensino fundamental, no município de Passagem, Estado da Paraíba. A aprendizagem da matemática que se realiza na escola está vinculada não só às capacidades cognitivas do aluno e ao objeto de conhecimento, mas também às interações que os sujeitos envolvidos na situação estabelecem entre si. No entanto, a Matemática passa a ser interessante, quando trabalhada e ensinada ao aluno, onde o mesmo apropria-se dela na solução de vários problemas de sua vida. Assim, é importante que o professor de Matemática tenha consciência de rever posturas autoritárias, passando a tratar o aluno como agentes ativos que interagem no processo da construção de seu próprio conhecimento. Para despertar o interesse do aluno pela matemática, o educador precisa fazer com que os educandos aprendam a executar matematicamente situações reais ou fictícias e, em seguida, levar o resultado obtido, como um problema proposto, à consideração da aula. A proposição de problemas é tão importante quanto à solução daqueles propostos pelos demais, pois, é por meio de uma ação alternada entre propor e resolver que a matemática avança, desenvolve-se e cresce.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.