O presente artigo, apresenta por tema gerador: “A Avaliação da Aprendizagem na Educação Inclusiva”, abordando a inerente necessidade de acolhimento humano e educacional das diferentes especificidades de ensino e aprendizagem dos educandos, contribuindo assim para o desenvolvimento efetivo da avaliação da aprendizagem inclusiva, contundente a todos os aspectos de formação humana. Tendo em vista que existem as práticas educacionais excludentes, referentes ao ato avaliativo dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho foi construído a partir da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo por aporte teórico estudiosos como, Paulo Freire, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Fonseca e Lembo, a partir destes, objetivamos compreender de forma reflexiva o ato docente em avaliar a aprendizagem dos alunos na educação inclusiva brasileira, visto que atualmente, muitos professores tem direcionado seu foco avaliativo mais para a inspeção e quantificação de erros, esquecendo-se de levar em consideração os avanços conquistados pelos alunos em meio ao processo de ensino. Os resultados do trabalho apontam para a constante necessidade de se repensar enquanto sujeito docente a amplitude social do ato avaliativo na educação inclusiva, não limitando a aprendizagem do aluno a erros e acertos constatados em provas e quantificados em notas, visto que, refletir verdadeiramente sobre o ato avaliativo na educação inclusiva exige do docente sensibilidade pedagógica, atenção para as especificidades e avanços discentes, empatia, desejo que outro aprenda e disponibilidade em aprender junto e para o outro. Tais características possibilitam ao professor e aluno desenvolver caminhos metodológicos avaliativos no percurso de ensino e aprendizagem que lhes sejam significativos e prazerosos.