A presente pesquisa é parte dos desdobramentos das atividades de pesquisa e dos esforços de interlocuções que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG-DTecS) e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), têm empreendido sob a temática relacionada à Inclusão Social/Escolar. Esta proposta teve sua origem na análise da avaliação do evento "Seminário de Inclusão", realizado anualmente na instituição. Dentre as sugestões apresentadas pelos participantes, nos chamou a atenção o números de solicitações para que o conhecimento de práticas de inclusão escolar sirva de diretrizes para professores que trabalham com alunos com algum tipo de deficiência (física, intelectual, sensorial ou transtornos globais do desenvolvimento). A seguinte questão é a norteadora da pesquisa: Quais são as possibilidades de viabilizar o ensino de ciências em escolas da microrregião de Itajubá para alunos com deficiência, a partir do uso das tecnologias disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais? Diante da constatação da necessidade apresentada pelos participantes, integrantes deste projeto pretendem identificar, registrar e compartilhar as boas práticas de educação inclusiva, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno, de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais, realizadas na microrregião de Itajubá/MG. Visando a interlocução entre os PPGs, o objetivo da pesquisa é identificar e registrar práticas inclusivas no ensino fundamental e médio, vinculadas às salas de recursos multifuncionais, especialmente voltadas ao ensino de ciências, nas cidades que compõem a microrregião de Itajubá.Os dados serão analisados qualitativamente.