O trabalho apresenta a experiência docente vivenciada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a respeito de uma aluna diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma instituição privada da rede de ensino, na qual nos oportunizou tecer práticas pedagógicas fomentadas pelo trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos, numa perspectiva inclusiva. Procuramos investigar a importância da inclusão escolar para o desenvolvimento das potencialidades da aluna autista e refletir acerca do processo de imersão dessa educanda no contexto da escola regular de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem como ponto de partida a pesquisa de cunho bibliográfico que contempla autores como: Ciantelli, Leite e Martins (2014), Minayo (2011), Larrosa (2001), Pereira, Cruz e Ferreira (2015), Papim e Sanches (2013), Silva (2011), dentre outros e ainda leis e decretos que regularizam a educação especial. Consideramos este estudo pertinente por se tratar de uma temática atual e pela relevância das discussões propostas, a saber: o autismo e suas principais características, as contribuições da inserção da aluna autista na sala de aula comum e a importância do trabalho colaborativo e das adaptações curriculares para o processo de ensino-aprendizagem.