O presente artigo pautou-se na análise do livro infantil Quem ganhou o jogo? que compõe os Acervos Complementares de 2013 sendo esta uma coleção destinada ao ciclo de alfabetização. A obra investigada propõe o ensino de conteúdos matemáticos, além de apresentar situações sobre a inclusão da pessoa com deficiência física. Este estudo caracteriza-se como uma análise documental, onde os documentos estudados foram a obra “Quem ganhou o jogo?”, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e a Base Nacional Curricular Comum. As questões que nortearam as análises sobre os aspectos da Matemática foram: quais os conteúdos matemáticos abordados? Esses conteúdos estão em consonância com os documentos oficiais? O livro aborda outras situações importantes para o ensino de Matemática? Também tivemos questões envolvendo aspectos da inclusão: quais os problemas enfrentados por pessoas com deficiência? Quais as ações que promovem a inclusão? A expectativa foi encontrar elementos, dentro do enredo da obra, para responder a tais questões. Entre os resultados encontrados, destacamos a adequação dos conteúdos matemáticos ao ciclo de alfabetização e ações relatadas na história que visam promover a inclusão da diversidade de estudantes em atividades esportivas.