Resumo: O presente artigo trata de questões relevantes a respeito dos jogos e brincadeiras na idade infantil e como é importante que a escola insira esse conteúdo no contexto das aulas. Iniciamos nosso estudo tratando acerca das origens dos jogos e brincadeiras, logo após, o conceito e classificação de jogos e brincadeiras, popularmente e erroneamente eles são tratados da mesma forma, porém vimos que existe uma classificação específica para cada um. Os dados apontados nos proporcionaram o entendimento de uma questão crucial e imprescindível quando tratamos de jogos e brincadeiras, que é a importância desse conteúdo na vida das crianças, abordamos como ocorre o processo de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Expusemos como a educação física pode resgatar os jogos e brincadeiras na vida das crianças, visto que é uma prática cada dia mais perdida no cotidiano das crianças, dando lugar às novas formas de entretenimento, como por exemplo, os jogos digitais. O objetivo desse trabalho é conscientizar os professores e gestores escolares da importância de inserir o conteúdo em questão na vida escolar do aluno, consequentemente um retorno significativo para a vida das crianças. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica onde ocorreu o levantamento e a seleção de informações aqui expostas.