O presente trabalho se propõe a divulgar as atividades e projetos desenvolvidos no núcleo de acessibilidade da URCA, que promovem a inclusão por meio de ações afirmativas. Partindo do pressuposto da acessibilidade como processo de condição para a inclusão de todos os alunos, sem restrição, o núcleo se propõe a buscar meios que viabilizem aos educandos com deficiência garantir uma educação inclusiva na instituição de ensino superior. Assim, buscamos como objetivo geral: reconhecer as ações desenvolvidas pelo Nuarc para alunos com deficiência que ingressam na Instituição de Ensino Superior- IES. E os objetivos específicos são: conhecer o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri; identificar quais ações o Nuarc desenvolve a fim de promover a inclusão; constatar a importância dos atendimentos ofertados no núcleo para a comunidade acadêmica. Com esses objetivos foi possível compreender questões pertinentes ao núcleo e suas contribuições, vale ressaltar que a efetivação dos projetos acontece por meio do engajamento dos bolsistas, juntamente com o incentivo dos professores membros do núcleo, que cumprem uma importante atuação na realização dessas ações inclusivas. Utilizamos como suporte teórico os seguintes autores: Severino (2007); Marconcin (2013); Leitão (2014); Prieto (2013) e a Lei nº 13.146. Sabendo-se a importância da inclusão na atualidade foi possível por meio dessa pesquisa perceber a contribuição das ações afirmativas na concretização para a inclusão de alunos que almejam interagir com os demais alunos e receber materiais adaptados que atendam suas necessidades. Dessa forma podemos ter consciência que nossas ações contribuem para o desenvolvimento dos educandos.