Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTONOMIA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44977
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1037
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o modelo de autonomia dos discentes pressuposto pela “Escola da Ponte”, especialmente em se tratando daqueles contemplados na Educação Especial, com vistas a implementar uma reflexão em torno dos empecilhos existentes no que se refere ao desenvolvimento educacional, de aprendizagem e de formação do sujeito deficiente no contexto brasileiro. Nesse sentido, a metodologia que norteia este estudo toma como base a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo analítico-descritivo; para tanto, tomou-se como suporte teórico os estudos de Freire (1996) e Paro (2011), que tratam da pedagogia da autonomia; Ainscow (1996, 1997) e Bairrão (1997, 1998), que promovem reflexões acerca da educação inclusiva de alunos especiais; de Canário (2004), Vasconcellos (2006), Guarda & Oliveira (2007), Alves (2003) e Pacheco (2006), que discutem sobre a perspectiva inclusiva norteadora da “Escola da Ponte”; dentre outros autores que versam sobre temáticas correlacionadas. Assim, percebe-se, de fato, a “Escola da Ponte” como um modelo de escola inclusiva a ser seguido pelo mundo, especialmente pelo Brasil, onde, na verdade, as escolas costumam simular uma inclusão que não existe, disfarçada, e que não permite o desenvolvimento da autonomia dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID11_12082018213209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME MOÉS RIBEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME MOÉS"
    "autor_email" => "guilherme_moes@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44977
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1037
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o modelo de autonomia dos discentes pressuposto pela “Escola da Ponte”, especialmente em se tratando daqueles contemplados na Educação Especial, com vistas a implementar uma reflexão em torno dos empecilhos existentes no que se refere ao desenvolvimento educacional, de aprendizagem e de formação do sujeito deficiente no contexto brasileiro. Nesse sentido, a metodologia que norteia este estudo toma como base a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo analítico-descritivo; para tanto, tomou-se como suporte teórico os estudos de Freire (1996) e Paro (2011), que tratam da pedagogia da autonomia; Ainscow (1996, 1997) e Bairrão (1997, 1998), que promovem reflexões acerca da educação inclusiva de alunos especiais; de Canário (2004), Vasconcellos (2006), Guarda & Oliveira (2007), Alves (2003) e Pacheco (2006), que discutem sobre a perspectiva inclusiva norteadora da “Escola da Ponte”; dentre outros autores que versam sobre temáticas correlacionadas. Assim, percebe-se, de fato, a “Escola da Ponte” como um modelo de escola inclusiva a ser seguido pelo mundo, especialmente pelo Brasil, onde, na verdade, as escolas costumam simular uma inclusão que não existe, disfarçada, e que não permite o desenvolvimento da autonomia dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID11_12082018213209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME MOÉS RIBEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME MOÉS"
    "autor_email" => "guilherme_moes@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o modelo de autonomia dos discentes pressuposto pela “Escola da Ponte”, especialmente em se tratando daqueles contemplados na Educação Especial, com vistas a implementar uma reflexão em torno dos empecilhos existentes no que se refere ao desenvolvimento educacional, de aprendizagem e de formação do sujeito deficiente no contexto brasileiro. Nesse sentido, a metodologia que norteia este estudo toma como base a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo analítico-descritivo; para tanto, tomou-se como suporte teórico os estudos de Freire (1996) e Paro (2011), que tratam da pedagogia da autonomia; Ainscow (1996, 1997) e Bairrão (1997, 1998), que promovem reflexões acerca da educação inclusiva de alunos especiais; de Canário (2004), Vasconcellos (2006), Guarda & Oliveira (2007), Alves (2003) e Pacheco (2006), que discutem sobre a perspectiva inclusiva norteadora da “Escola da Ponte”; dentre outros autores que versam sobre temáticas correlacionadas. Assim, percebe-se, de fato, a “Escola da Ponte” como um modelo de escola inclusiva a ser seguido pelo mundo, especialmente pelo Brasil, onde, na verdade, as escolas costumam simular uma inclusão que não existe, disfarçada, e que não permite o desenvolvimento da autonomia dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.