Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA O (A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A).

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo pretende discutir o significado de Letramento e Alfabetização, pois é um instrumento metodológico essencial para o ensino e para a aprendizagem do aluno, o professor alfabetizador no interior do sistema escolar. Sobretudo se levarmos em consideração que, queiramos ou não, não tem como uma criança ser inclusa e aceita pelos coleguinhas quando não aprende, então, buscarmos criar métodos de ensino onde haja inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Por isso faz-se necessário tratarmos da importância de formas de Letramento e Alfabetização que inclua essa criança juntamente com as outras crianças consideradas “normais”. Vale dizer que essa inclusão refere-se a todos seus aspectos psicológicos e cognitivos, que evidencie proveito para o seu desenvolvimento e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições de saber, e para que essa mudança seja calma precisamos que as maneiras de ensinar sejam voltadas para a interação e também para a ludicidade, para que o aprender não se torne “chato”, “cansativo” e “desestimulante”. Através do professor, o aluno adquire confiança necessária para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, cultural e sensorial, pois é muito importante que a criança se sinta acolhida em todos os meios sociais. O aprender também facilita o processo da criança se identificar com o meio em que vive, já que é por meio dessa interação e relação com outras pessoas que a criança explora os meios que vão servir de base para o seu desenvolvimento e com a interação ela aprende melhor.

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