O processo de alfabetização é um processo que tem nas últimas décadas sofrido modificações, principalmente conceituais, mas continua sendo tema de pesquisas e discussões visto que ainda não se tem efetivado resultados quantitativos e qualitativos que atendam não somente as necessidades da classe na qual a escola está inserida, mas sobretudo aos sujeitos que por ela passam. O presente artigo, intitulado: Escola e Alfabetização: na busca pelos Direitos Humanos, está embasado a partir de reflexões teóricas que confrontam a efetiva garantia dos direitos de aprendizagem e a garantia dos Direitos Humanos correlacionados a uma educação como meio e não um fim em si mesmo. Para tanto foram avaliados os dados oficiais da Prova ABC – Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e do Observatório Nacional do Plano Nacional de Educação e do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância, dados quantitativos e qualitativos que nos revelam que a escola direta e indiretamente tem contribuído com o fracasso escolar e consequentemente com fracasso social de um grupo de indivíduos que não são alcançados pelos programas de alfabetização e inclusão vigentes e acabam por si perder durante a vida escolar e são postos à margem da sociedade.