Resumo: Este trabalho tem como título a Percepção sobre o ensino da educação ambiental de alunos pré-concluintes e professores dos cursos de licenciatura das Faculdades Integradas de Patos. Foi realizado com estudantes de quatro cursos de Licenciatura – História, Geografia, Letras e Pedagogia - das Faculdades Integradas de Patos, instituição de ensino superior, sediada em Patos – Paraíba. Foram envolvidos na pesquisa 27 estudantes e 11 professores. O objetivo foi identificar a percepção sobre a educação ambiental formal de alunos pré-concluintese e professores das Licenciaturas nos referidos cursos, bem como observar o conhecimento desses alunos sobre educação ambiental e identificar se a instituição formadora de professores está preparando adequadamente os futuros profissionais. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários que continham questões abertas e fechadas. Mesmo sendo um requisito legal e normativo a inserção da educação ambiental, as respostas de ambos os segmentos evidenciaram a fragilidades da abordagem do tema, fato que deriva para a preocupação com o meio ambiente, visto que se constata que os futuros professores não estão sendo preparados adequadamente para atuar na educação básica.