Este trabalho teve por objetivo realizar um delineamento da produção acadêmica brasileira
sobre “Matemática e Gênero”, nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital de
Teses e Dissertações (BDTD). A constituição do corpus se deu através de pesquisa documental, de
cunho exploratório. Analisamos as publicações quanto ao tipo de trabalho, ano, regiões do país,
instituições de pesquisa, dando ênfase às temáticas de investigação. A quantidade de trabalhos
encontrados mostra como as pesquisas sobre Matemática e Gênero ainda aparecem timidamente no
campo acadêmico brasileiro. Emergem a partir do ano de 2000, tendo um hiato entre 2001 a 2005 e
tendo um aumento gradual a partir de 2006. Os estudos focalizam principalmente questões como:
Atitudes e comparação de desempenho frente à matemática, Discursos sobre a participação das mulheres
e a discussão de gênero na área da matemática e Histórias da inserção das mulheres na matemática.
Chama a atenção a diversificação de estudos e, ao mesmo tempo, a concentração de interesse no campo
de comparação de resultados e atitudes. É de fundamental importância o fomento a pesquisas e a
promoção de espaços de discussão e produção acadêmica sobre esta temática com vistas à viabilização
de contextos de ensino menos excludentes e mais emancipatórios.