Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GÊNERO E MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, GÊNERO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44680
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => """
      GÊNERO E MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E\r\n
      DISSERTAÇÕES (BDTD)
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho teve por objetivo realizar um delineamento da produção acadêmica brasileira\r\n
      sobre “Matemática e Gênero”, nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital de\r\n
      Teses e Dissertações (BDTD). A constituição do corpus se deu através de pesquisa documental, de\r\n
      cunho exploratório. Analisamos as publicações quanto ao tipo de trabalho, ano, regiões do país,\r\n
      instituições de pesquisa, dando ênfase às temáticas de investigação. A quantidade de trabalhos\r\n
      encontrados mostra como as pesquisas sobre Matemática e Gênero ainda aparecem timidamente no\r\n
      campo acadêmico brasileiro. Emergem a partir do ano de 2000, tendo um hiato entre 2001 a 2005 e\r\n
      tendo um aumento gradual a partir de 2006. Os estudos focalizam principalmente questões como:\r\n
      Atitudes e comparação de desempenho frente à matemática, Discursos sobre a participação das mulheres\r\n
      e a discussão de gênero na área da matemática e Histórias da inserção das mulheres na matemática.\r\n
      Chama a atenção a diversificação de estudos e, ao mesmo tempo, a concentração de interesse no campo\r\n
      de comparação de resultados e atitudes. É de fundamental importância o fomento a pesquisas e a\r\n
      promoção de espaços de discussão e produção acadêmica sobre esta temática com vistas à viabilização\r\n
      de contextos de ensino menos excludentes e mais emancipatórios.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GÊNERO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID1573_30072018112648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO JOÃO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO JOÃO"
    "autor_email" => "renatojoaoferreira19@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44680
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 1573
    "titulo" => """
      GÊNERO E MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E\r\n
      DISSERTAÇÕES (BDTD)
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho teve por objetivo realizar um delineamento da produção acadêmica brasileira\r\n
      sobre “Matemática e Gênero”, nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital de\r\n
      Teses e Dissertações (BDTD). A constituição do corpus se deu através de pesquisa documental, de\r\n
      cunho exploratório. Analisamos as publicações quanto ao tipo de trabalho, ano, regiões do país,\r\n
      instituições de pesquisa, dando ênfase às temáticas de investigação. A quantidade de trabalhos\r\n
      encontrados mostra como as pesquisas sobre Matemática e Gênero ainda aparecem timidamente no\r\n
      campo acadêmico brasileiro. Emergem a partir do ano de 2000, tendo um hiato entre 2001 a 2005 e\r\n
      tendo um aumento gradual a partir de 2006. Os estudos focalizam principalmente questões como:\r\n
      Atitudes e comparação de desempenho frente à matemática, Discursos sobre a participação das mulheres\r\n
      e a discussão de gênero na área da matemática e Histórias da inserção das mulheres na matemática.\r\n
      Chama a atenção a diversificação de estudos e, ao mesmo tempo, a concentração de interesse no campo\r\n
      de comparação de resultados e atitudes. É de fundamental importância o fomento a pesquisas e a\r\n
      promoção de espaços de discussão e produção acadêmica sobre esta temática com vistas à viabilização\r\n
      de contextos de ensino menos excludentes e mais emancipatórios.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GÊNERO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID1573_30072018112648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO JOÃO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO JOÃO"
    "autor_email" => "renatojoaoferreira19@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho teve por objetivo realizar um delineamento da produção acadêmica brasileira sobre “Matemática e Gênero”, nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A constituição do corpus se deu através de pesquisa documental, de cunho exploratório. Analisamos as publicações quanto ao tipo de trabalho, ano, regiões do país, instituições de pesquisa, dando ênfase às temáticas de investigação. A quantidade de trabalhos encontrados mostra como as pesquisas sobre Matemática e Gênero ainda aparecem timidamente no campo acadêmico brasileiro. Emergem a partir do ano de 2000, tendo um hiato entre 2001 a 2005 e tendo um aumento gradual a partir de 2006. Os estudos focalizam principalmente questões como: Atitudes e comparação de desempenho frente à matemática, Discursos sobre a participação das mulheres e a discussão de gênero na área da matemática e Histórias da inserção das mulheres na matemática. Chama a atenção a diversificação de estudos e, ao mesmo tempo, a concentração de interesse no campo de comparação de resultados e atitudes. É de fundamental importância o fomento a pesquisas e a promoção de espaços de discussão e produção acadêmica sobre esta temática com vistas à viabilização de contextos de ensino menos excludentes e mais emancipatórios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.