O artigo apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e como estes estabeleceram metas para os países do mundo, visando criar uma agenda única até 2030. Inclusão e sustentabilidades são temas recorrentes que se apresentam no 4 (quarto) objetivo. A metodologia para o estudo proposto foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, com objetivo identificar a inserção os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma forma de garantir a inclusão, a sustentabilidade mediada pela educação, de modo transversal. Educar para inclusão e sustentabilidade são desafios, que requerem espaços diferenciados, profissionais capacitados, materiais apropriados e acima de tudo que possam significar para os sujeitos envolvidos. Assim conclui-se que os sujeitos, são fundamentais, para a formação do protagonismo social. Falar em um mundo sustentável, é garantir acesso, permanecia e legitimidade a estes que formaram e ainda formam uma população marginalizada historicamente. As aplicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável somente se efetivarão se o compromisso se tornar efetivo por meio da educação. É esta, o grande divisor de águas para a construção do protagonismo e da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos.