Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O TRABALHO DE PREVENÇÃO DO BULLYING PARA A PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO

Palavra-chaves: BULLYING, PREVENÇÃO, EDUCAÇÃO, ESCOLAS Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

No ambiente escolar, o Bullying é reconhecido atualmente como um problema crônico de consequências sérias tanto para as vítimas quanto para os agressores. O que antigamente era visto como meros desentendimentos entre jovens, hoje é tratado como caso de saúde pública no Brasil e em várias partes do mundo , visto que esse tipo de violência intencional e repetitiva causa enormes danos à comunidade escolar como um todo, fazendo-se necessário o desenvolvimento de boas estratégias para o combate e prevenção, pois a cultura de paz e respeito mostra ser o ideal pedagógico dos educadores e das escolas, mas ela deve ser seguida de ações com conteúdo para evitar essa forma de opressão. Esse trabalho preventivo pode ser realizado pelas instituições de ensino através da prática de uma educação inclusiva onde o aluno é levado a desenvolver habilidades pró sociais a fim de tornar-se um indivíduo tolerante e respeitoso frente às diferenças existentes em qualquer âmbito social. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo revisar e analisar de maneira teórica a importância de práticas educacionais e programas que vise o desenvolvimento de competências humanísticas, para que crianças e adolescentes possam tornar-se indivíduos que agem de maneira inclusiva e assertiva frente a diversidade que pode existir dentro e fora de uma sala de aula, sendo assim, capazes de propagar o respeito diante de qualquer tipo de singularidade pertencente ao seu próximo.

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