RESUMO
O artigo objetiva evidenciar o contexto histórico dos Grupos Escolares e o processo institucional no Rio Grande do Norte. Para dar visibilidade ao exposto, também demonstraremos os fatos presentes na trajetória da história da Escola Estadual Cônego Estevam Dantas. Para ilustrar temos como objetivo, fazer uma análise em documentos do acervo da escola, fotos das atividades desenvolvidas nas décadas de 1970 e 1980 no recorte histórico na escola, fontes bibliografias em autores, que tratam da temática em questão. Tratamos do Histórico-Social dos Grupos Escolares e o processo de institucionalização através de um estudo bibliográfico para relatar o referido contexto dos Grupos Escolares no Rio Grande do Norte em seus preâmbulos, o processo de criação e de institucionalização, seu procedimento de implementação como instituição escolar. Diante dos resultados, apresentamos um passeio pelo processo de escola rudimentar a Escola Estadual. Exibimos o desempenho das práticas pedagógicas de uma professora da escola que atuou no ensino de 1ª a 4ª série enquanto era denominado pelo nome de Grupo Escolar Cônego Estevam Dantas. De posse dos resultados chegamos as seguintes considerações: foi possível fazer um estudo contextualizado pelo entremeio da criação do Grupo Escolar Cônego Estevam Dantas, também fazer a relação com objeto de estudo, dando ênfase à descrição da história dos Grupos Escolares suas implantações e em especial ao esboço da Escola Estadual Cônego Estevam Dantas, e por fim destacar a importância do Grupo Escolar Cônego Estevam Dantas para a localidade do Alto da Conceição e da sociedade mossoroense.