Esta pesquisa iniciou a partir de uma realidade social própria, pois, há 15 (quinze) anos mantenho uma relação homoparental, e neste período de relação sempre tivemos vontade de aumentar nossa família. Sei que para muitas pessoas esse termo “homoparentalidade” soa estranhamente devido as crenças e valores de cada um, e para nós dois também não foi diferente, afinal de contas “família” se resume nos princípios do respeito, cuidado, carinho, atenção, proteção e amor e não em nomenclaturas ou rótulos. No tocante desta pesquisa a metodologia começou a ser construída nos últimos seis anos, época em que conseguimos junto a justiça de São Paulo a guarda de nosso filho. E o interesse de realizar um trabalho de pesquisa com esta temática foi por ter percebido a falta de uma formação humana que trabalhasse a sensibilidade do professor de matemática em sala de aula, pois, historicamente a formação para os professores de matemática tem ficado na lógica racional e esquecido a natureza sensível do estado humano. Desta forma a formação humana contribui para uma visão sentimental, moral e ética na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para os estudantes oriundos das famílias homoparentais.
Formação humana, Formação docente, Inclusão, Inclusão social, Famílias homoparentais.