O presente trabalho relata a experiência do acompanhamento realizado com estudantes
atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do curso
técnico de nível médio integrado e subsequente de agropecuária, no Instituto Federal de Sergipe (IFS)
- Campus São Cristóvão. Tal compartilhamento torna-se relevante por possibilitar a ampliação das
discussões, troca de experiências das práticas adotadas, articulação de pesquisadores, profissionais
e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão nos Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia (IFs), fomentando, assim, o aprimoramento das ações. Para tanto, adotamos
como perspectiva metodológica a modalidade do relato de experiência, utilizando como técnica a
análise documental de diagnóstico dos casos, de relatórios de acompanhamento multidisciplinar,
memórias de reunião, ações realizadas no campus, relatos de docentes e equipe técnica, sobre o
desenvolvimento biopsicossocial e pedagógico dos alunos acompanhados, subsidiando a descrição e
interpretação das etapas das ações de acompanhamento publicizadas. Sintetizando o que já está sendo
experienciado ao longo desse processo, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça os
resultados já alcançados e a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas, além de
desenvolver tantas outras, é possível notar resultados de evolução e avanço dentro de cada
particularidade dos sujeitos, como também uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer
educação inclusiva na rotina do IFS/Campus São Cristóvão.