Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS IFS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES ATENDIDOS PELO NAPNE DO IFS/CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACOMPANHAMENTO, NAPNE, INSTITUTO FEDERAL Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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      - Campus São Cristóvão. Tal compartilhamento torna-se relevante por possibilitar a ampliação das\r\n
      discussões, troca de experiências das práticas adotadas, articulação de pesquisadores, profissionais\r\n
      e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão nos Institutos Federais de Educação,\r\n
      Ciência e Tecnologia (IFs), fomentando, assim, o aprimoramento das ações. Para tanto, adotamos\r\n
      como perspectiva metodológica a modalidade do relato de experiência, utilizando como técnica a\r\n
      análise documental de diagnóstico dos casos, de relatórios de acompanhamento multidisciplinar,\r\n
      memórias de reunião, ações realizadas no campus, relatos de docentes e equipe técnica, sobre o\r\n
      desenvolvimento biopsicossocial e pedagógico dos alunos acompanhados, subsidiando a descrição e\r\n
      interpretação das etapas das ações de acompanhamento publicizadas. Sintetizando o que já está sendo\r\n
      experienciado ao longo desse processo, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça os\r\n
      resultados já alcançados e a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas, além de\r\n
      desenvolver tantas outras, é possível notar resultados de evolução e avanço dentro de cada\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho relata a experiência do acompanhamento realizado com estudantes atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do curso técnico de nível médio integrado e subsequente de agropecuária, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. Tal compartilhamento torna-se relevante por possibilitar a ampliação das discussões, troca de experiências das práticas adotadas, articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), fomentando, assim, o aprimoramento das ações. Para tanto, adotamos como perspectiva metodológica a modalidade do relato de experiência, utilizando como técnica a análise documental de diagnóstico dos casos, de relatórios de acompanhamento multidisciplinar, memórias de reunião, ações realizadas no campus, relatos de docentes e equipe técnica, sobre o desenvolvimento biopsicossocial e pedagógico dos alunos acompanhados, subsidiando a descrição e interpretação das etapas das ações de acompanhamento publicizadas. Sintetizando o que já está sendo experienciado ao longo desse processo, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça os resultados já alcançados e a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas, além de desenvolver tantas outras, é possível notar resultados de evolução e avanço dentro de cada particularidade dos sujeitos, como também uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina do IFS/Campus São Cristóvão.

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