AULA DE JUDÔ ADAPTADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL:
VIVÊNCIAS NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
Nesse relato de experiência, trazemos à tona as vivências aulas de Judô realizadas junto a
turmas de alunos não deficientes do 5º ao 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental e
Médio, situada em Campina Grande-PB. Numa relação de parceria com a comunidade
escolar, nosso objetivo com essa intervenção didática foi desenvolver atividades de Judô que
possibilitassem a integração de todos os indivíduos a partir da valorização do respeito às
diferenças e da reflexão sobre os ensinamentos de Jigoro Kano, Mestre Fundador do Esporte
Judô (1882). Nossa experiência de ensino foi realizada durante um encontro do programa
Novo Mais Educação equivalente a 4 horas-aula no contra-turno das atividades escolares dos
aprendizes envolvidos. No total, a aula envolveu 15 alunos do ensino fundamental (anos
finais), pertencentes à faixa etária de 09 a 13 anos de idade. Nesse encontro, os aprendizes não
deficientes foram direcionados ao Judô adaptado a pessoas com deficiência visual com a
finalidade de fazê-los viver a experiência de se movimentar segundo as técnicas do esporte,
mas sem usar o sentido da visão. Ao final dos trabalhos, nosso objetivo foi alcançado, pois os
alunos sentiram como é a rotina do dia a dia do deficiente visual e de como é feita a prática
desse esporte de luta por portadores de deficiência visual, seja ela total ou parcial. Assim
sendo, é imprescindível refletirmos e aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas quanto à
formação educacional das pessoas com deficiência e sua inclusão satisfatória aos ambientes
escolares assim como nas demais instâncias sociais.
Palavras-chave: Inclusão, Judô, deficiência visual, Novo Mais Educação.