Este artigo apresenta um relato de experiência didático-pedagógica realizada numa
oficina com aplicação do jogo matemático “Caça Números” vivenciada numa turma de educandos
idosos(as) da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA-UEPB), Campina Grande-PB. A
proposta surgiu da reivindicação dos próprios educandos(as) com desejo de acessar tarefas
educativas de estímulo à memória ao revelarem que a Matemática utilizada de forma lúdica com
jogos, estimula o pensamento, o raciocínio e a atenção. Com esta atividade individual buscou-se
atender o interesse dos participantes, não apenas para estimularem a memória, mas oportunizar o
compartilhamento de seus saberes matemáticos individuais em pequenos grupos, a inclusão em
atividades de aprendizagens continuada, além de refletir a viabilidade do jogo matemático no
desenvolvimento das funções cognitivas nesta faixa etária. As contribuições dos autores que
discutem a longevidade, inclusão de idosos(as), socialização, interdisciplinaridade, jogos
matemáticos e suas competências, fundamentaram esta discussão teórica com abordagem
metodológica bibliográfica, descritiva e discussão interpretativa da Inclusão de idosos(as). Os
resultados revelam que, durante a aplicação do “Jogo Caça Números” os participantes estimularam
o raciocínio à medida que resolviam as questões solicitadas, demonstrando atitudes de
concentração individual, também, entre pares e grupos ao discutirem buscas numéricas e ao
compartilharem resultados em momentos de interação, aprendizagem e socialização.