Este trabalho discorre sobre as histórias da educação especial, e de maneira especifica narra as trajetórias de quatro estudantes com deficiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita de Melo Barbosa Lima, Belém-PB, O percurso desses alunos com deficiência na instituição educacional revelam questões pertinentes à temática da Educação Especial. Para esse estudo, algumas questões foram norteadoras: Como se deu o processo de adaptação desses alunos com suas deficiências no ambiente escolar? Quais as dificuldades estes alunos encontram na referida instituição durante o percurso escolar? Uma vez, que estes alunos trazem consigo reminiscência de sua vida estudantil, pessoal e social. A memórias destes alunos trazem atona momentos que ajudam a construir suas histórias de vida e as histórias da educação especial. Nessa perspectiva, este tem por finalidade, Compreender a trajetória escolar dos alunos com deficiência da Escola supracitada, além de descrever as trajetórias percorrida por estes na unidade escolar e entender o processo de adaptação destes estudantes. Nesse entendimento, o trabalho se pauta na pesquisa exploratória, adotando a abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo, buscando dialogar com autores como: Carvalho (2004), Pollak (1992); Severino (2016) e Viola (2010) que abordam questionamentos referentes a temática.