Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DOCUMENTOS CURRICULARES E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA

Palavra-chaves: DOCUMENTOS CURRICULARES;, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA;, GÊNERO. Comunicação Oral (CO) GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS
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      contribuir mais no combate aos diversos tipos de opressão existentes dentro e fora da escola,\r\n
      inclusive no tocante à questão de gênero. Diante do contexto pós-golpe, em que uma série de\r\n
      avanços ocorridos na luta contra as opressões de gênero vêm sendo ameaçadas, no Brasil,\r\n
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      curriculares (PCN e BNCC), as quais discutem a questão de gênero e sexualidade,\r\n
      relacionando-as ao projeto de Lei N.º 867 (Escola sem partido), a partir do ensino de\r\n
      geografia. Para esse estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica\r\n
      como instrumento para a investigação. Como resultados identificou-se que os PCNs\r\n
      avançaram com os temas transversais na discussão sobre gênero e sexualidade, inclusive no\r\n
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      das exigências da bancada cristã, não contemplando tais discussões. Além disso, o projeto\r\n
      Escola sem Partido coloca que a instituição escolar não deve tratar tais temáticas,\r\n
      considerando-as ideologias de gênero e enfatizando que a família é que deve discuti-las. Por\r\n
      isso, é fundamental que a geografia escolar se coloque contrária a estes retrocessos e amplie\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A educação ainda oprime mais do que liberta, mas segundo Paulo Freire ela pode ser libertadora, desde que os segmentos que dela participam sejam agentes críticos e transformadores da realidade. Contudo, a Geografia enquanto disciplina escolar ainda precisa contribuir mais no combate aos diversos tipos de opressão existentes dentro e fora da escola, inclusive no tocante à questão de gênero. Diante do contexto pós-golpe, em que uma série de avanços ocorridos na luta contra as opressões de gênero vêm sendo ameaçadas, no Brasil, percebemos a importância de estudar as mudanças que ocorreram nas propostas curriculares. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar avanços e retrocessos nas propostas curriculares (PCN e BNCC), as quais discutem a questão de gênero e sexualidade, relacionando-as ao projeto de Lei N.º 867 (Escola sem partido), a partir do ensino de geografia. Para esse estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica como instrumento para a investigação. Como resultados identificou-se que os PCNs avançaram com os temas transversais na discussão sobre gênero e sexualidade, inclusive no campo geográfico, contudo a BNCC sofreu várias alterações em sua última versão, a partir das exigências da bancada cristã, não contemplando tais discussões. Além disso, o projeto Escola sem Partido coloca que a instituição escolar não deve tratar tais temáticas, considerando-as ideologias de gênero e enfatizando que a família é que deve discuti-las. Por isso, é fundamental que a geografia escolar se coloque contrária a estes retrocessos e amplie tais debates no espaço escolar, contribuindo para a libertação dos estudantes e ampliação da consciência crítica.

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