Abordar sobre o processo e aprendizagem, sobre as dificuldades e distúrbios é refletir também acerca do ensino, da construção do conhecimento, da cognição e afetividade humana, e de uma multiplicidade de fatores que influenciam no não aprender. Com isto, os Distúrbios de Aprendizagem e o Transtorno de Atenção vem sendo bastante discutidos por pesquisadores a fim de esclarecer dúvidas a respeito de conceitos e especificidades do mesmo e sua interferência no contexto educacional. Assim, o presente estudo objetivou discutir sobre os DA e sobre o TDA a fim de contemplar suas especificidades. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como suporte a entrevista semi-estruturada com duas professoras de rede pública, relacionado os dados obtidos com a teoria sobre a temática. Os principais resultados revelam alguns saberes docentes, bem como a necessidade de maior aprofundamento sobre a temática. Ademais, destacou-se algumas formas de enfrentamento para lidar com a inclusão de crianças com dificuldades, distúrbios e transtornos relacionados à aprendizagem. Considera-se, pois a relevância de reflexões no contexto da formação de professores e atuação pedagógica junto às crianças com necessidades educativas especiais.