A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre alfabetização, leitura e letramento na educação de alunos da EJA. Para ser feita essa pesquisa foi utilizada uma pesquisa bibliográfica. Ao refletir sobre as concepções de alfabetização, de leitura e de letramento, vem a nos refletir sobre práticas simultâneas, distintas e sociais que são trabalhadas pelos docentes em pró do alunado em sala de aula. No entanto, letramento é um termo que está relacionado com a cultura e escrita do aluno. Assim, letramento é uma palavra de uso muito recente, já juntamente com a concepção de alfabetização, os quais são termos que geram confusão em uso prático e teórico, caso haja falta de compreensão. Resultados constataram que as concepções de alfabetização, leitura e letramento contribuem para o ensino-aprendizagem dos alunos, bem com evidenciam o trabalho docente e, assim, atraem ações de planejamento, ao mesmo tempo em que envolve no contexto escolar jovens e adultos. Perceber-se o interagir e o expressar dos alunos, de maneira melhor, diante de raras e futuras abordagens que proporcionam foco, habilidades, qualidade no ensino e, sobretudo, uma predominância das atividades pautadas para formação futura e social de alunos que se engajam dentro da EJA.